Mesquita Futebol Clube – Mesquita (RJ): Escudo e uniforme de 1954

O Mesquita Futebol Clube é uma agremiação do Município de Mesquita, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Fundado no dia 09 de Maio de 1920, a sua Sede e o Estádio Nielsen Louzada, Louzadão (Capacidade para 5 mil pesosas), ficam localizados na Estrada Feliciano Sodré, 2.325, no Centro de Mesquita.

Na década de 50, um fato curioso do Mesquita era o seu uniforme similar ao Vasco da Gama. Fato este nunca mencionado até o dia de hoje. A comprovação deste fato foi encontrado uma foto do time em 1954, no jornal Luta Democrática. Após participar das competições citadinas, o Mesquita resolveu enveredar no futebol profissional no início dos anos 80.

O primeiro caneco veio em 1981, quando o time se sagrou campeão do Campeonato Carioca da 3ª Divisão. Em 1985, é vice-campeão da Campeonato Carioca da 2ª Divisão, perdendo o título para o Campo Grande Atlético Clube, subindo para a Elite do Futebol Carioca, onde permaneceu até 1987, quando foi rebaixado.

Em 2003, já de volta à Terceirona, é vice-campeão, conseguindo o acesso de volta à Segundona com o campeão Bonsucesso Futebol Clube. Em 2007, o Mesquita Futebol Clube formado por jovens entre 17 e 22 anos, retornou para a 1ª Divisão.

Em 2008, após muita luta, o Mesquita consegue se manter na elite. Em 2009, após ter permanecido na elite, o clube promete tudo em busca da afirmação e solidificação na Divisão Principal do Estado.

Após uma Taça Guanabara boa para o time da Baixada, chegando inclusive a disputar a final do Troféu Moisés Mathias de Andrade, onde foi vice-campeão. Porém após 8 derrotas seguidas na Taça Rio, acabou sendo rebaixado mais uma vez. Em 2010 , 2011 e 2012 ficou no Grupo X da Segunda Divisão.

 

HINO do Mesquita F.C.

Mesquita, Mesquita, a tua glória é lutar

Mesquita, Mesquita, quantas alegrias nos dá

Vencer, vencer, vencer

É o teu lema de invencível campeão

Mesquita, meu Mesquita

Clube do meu coração.

 

Tua bandeira quero ver tremular,

E as cores preto e branco sempre a triunfar,

E os teus beijos serão sempre lembrados,

Ó meu Mesquita amado.

 

Teu patrimônio é um mundo de riquezas,

Tem obras de emérito valor,

És o orgulho da Baixada,

Mesquita eu te amo com fervor…

 

FONTES: Wikipédia – Site do clube – Jornal Luta Democrática

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Hinos de Clubes, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *