Sociedade Athlética União Sportiva – Belém (PA): Escudo e uniforme da Década de 50

A Sociedade Athlética União Sportiva foi uma agremiação de Belém (PA). O Tiva foi Fundado no dia 15 de Agosto de 1906, ficava situado na Praça Justo Chermont, onde funcionava a Associação Recreativa “Ernesto Matoso”. Nessa época, só existiam no Pará a Associação Desportiva e Recreativa e Beneficente e o Sport Club do Pará.

Em 1908 tornou-se o 1º campeão do Campeonato Paraense, conquistando a chamada Taça Estado do Pará, toda de prata. A equipe base era formada por: Moreira; F. Mota e Cecílio; Franco, Lobato e Alves; Conceição, Everaldo, Rubilar, Henrique e Mota.

A União arrebatou o Bi em 1910, no segundo Campeonato Paraense da história. Assim como aconteceu em 1909, o Campeonato Paraense não disputado em 1911. Ainda assim, a União Sportiva possuía o melhor quadro, composto por: Elpídio, Alves e Corrêa; Zito, Lobato e Conceição; Rubilar, Antonico, Henrique, Nahon e Guimarães.

Tempos depois, esses atletas deixaram o clube e migraram para outras agremiações, a exemplo de Nahon, Antonico e Rubilar que foram para o Grupo do Remo, sendo que este último foi, além de fundador da União Sportiva, um dos reorganizadores do Remo em 1911.

Além de bicampeã estadual, a União Sportiva conquistou também a Taça Província do Pará e o bicampeonato do Torneio Início em 1924 e 1927. O maior futebolista da história do clube foi Euclides Pessoa do Nascimento, o Marituba, que tornou-se o recordista de prolongamento de carreira, jogando durante 25 anos (de 1917 a 1942), sempre na União. O clube foi extinto em 1967.

Em 2008, a União voltou à ativa para disputar a Copa do Centenário do Campeonato Paraense, que contou com a participação de Remo, Paysandu e Tuna Luso. A União foi representada por jogadores do Clube Municipal Ananindeua.

Na estreia venceu o Papão por 2 a 1, no dia 26 de outubro. No entanto, tanto Remo quanto Paysandu desistiram de disputar a Copa por falta de público, levando a União a disputar a sua segunda partida contra a Tuna como se já fosse a final. O empate contra a Águia em 0 a 0, no dia 2 de novembro, deu à União o vice-campeonato perdendo somente no saldo de gols.

 

PS: No redesenho do escudo, as cores foram invertidas pelo fato da foto ser um ‘negativo’.

 

FONTES: Wikipédia – Jornal O Liberal

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Sociedade Athlética União Sportiva – Belém (PA): Escudo e uniforme da Década de 50

  1. Denize Leal

    Cara, que site massa! Meus parabéns pela iniciativa e dedicação em nos fornecer tantas informações valiosas <3 Muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *