A ‘I Copa da Cidade’ de 1952, foi um evento de futebol amador promovido pelo jornal Diário da Noite, que contou com a participação impressionante de 68 clubes da capital carioca. Na grande final, chegaram o Esporte Clube Parames, de Jacarepaguá e o Continental Atlético Clube, da Gávea. No 1º jogo da final, no Domingo, 28 de Dezembro de 1952, às16h30min, no Estádio do Flamengo. Com arbitrado por Miguel A. Ruas (Departamento Autônomo da F.M.F.), a partida terminou empatada sem gols. Na disputa de pênaltis, o Continental venceu por 4 a 3.
Na partida decisiva, aconteceu na tarde do domingo, do dia 11 de janeiro de 1953, às 15 horas, no Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão, em Madureira, o Parames levantou a taça ao golear do Continental por 4 a 1. Grilo abriu o placar no 1º tempo. Na etapa final, Sérgio ampliou e Grilo, novamente, fez o terceiro gol. Oldemar, contra, elevou o placar para 4 a 0. Iante, de pênalti, fez o tento de honra para o clube da Gávea.
A campanha do Parames foi a seguinte: vitórias sobre o Pracinha (6 a 3), Colônia (3 a 0); Carmela Dutra (4 a 2), Corcovado (2 a 0), As de Ouro (2 a 0), Continental (3 a 1 e 4 a 1). Empate com o Continental (0 a 0, mas derrotado nos pênatis: 4 a 3). Ao todo foram Oito jogos, com sete vitórias e um empate; marcando 24 gols e sofrendo sete, com um saldo pomposo de 17 gols. O atacante Sérgio foi o artilheiro do certamente com 12 gols ao lado de Flávio, do E.C. Corcovado. O Parames recebeu uma bela Taça de prata de lei, mas 11 medalhas de ouro de 18 quilates e um diploma comemorativo.
ESPORTE CLUBE PARAMES 4 X 1 CONTINENTAL ATLÉTICO CLUBE
LOCAL: Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão, em Madureira
DATA: Domingo, do dia 11 de janeiro de 1953
CARÁTER: Decisão da Copa da Cidade, patrocinado pelo jornal Diário da Noite
PUBLICO E RENDA: Não Divulgados
ÁRBITRO: Américo Lopes (Departamento Autônomo da F.M.F.)
CONTINENTAL: Aureliano; Iante e Oldemar; Amarante, Walter e Lúcio (Salgado); Nelson, (Walter II), Ari, Ilídio, Genário e Eduardo (Dario).
PARAMES: Morro Agudo; Pimenta e Manoel; Tutuca, Arlindo e Vadinho; Carlos, Zequinha (Antonio), Sérgio, Guilherme e Grilo.
GOLS: Grilo (Parames) no 1º tempo. Sérgio, Grilo e Oldemar, contra (Parames); Iante, de pênalti (Continental), no 2º Tempo.
FONTE: Diário da Noite
Meu amado pai Vadinho em uma das fotos. Brilhante lateral esquerdo, um precursor dos famosos “alas”! Fora do seu tempo; marcou época em um futebol amador de primeira grandeza. Um futebol no sentido amplo lotado de paixões dos atletas que se agigantavam em suas estórias pessoais. Época em que a palavra “glamour” não passava de um axioma. Vadiinho para os amigos mas o meu eterno Oswaldo Menezes .Viva o Parames!!!