I Copa da Cidade de 1952: Esporte Clube Parames é o grande Campeão

A ‘I Copa da Cidade’ de 1952, foi um evento de futebol amador promovido pelo jornal Diário da Noite, que contou com a participação impressionante de 68 clubes da capital carioca. Na grande final, chegaram o Esporte Clube Parames, de Jacarepaguá e o Continental Atlético Clube, da Gávea. No 1º jogo da final,  no  Domingo, 28 de Dezembro de 1952, às16h30min, no Estádio do Flamengo. Com arbitrado por Miguel A. Ruas (Departamento Autônomo da F.M.F.), a partida terminou empatada sem gols. Na disputa de pênaltis, o Continental venceu por 4 a 3.

Na partida decisiva, aconteceu na tarde do domingo, do dia 11 de janeiro de 1953, às 15 horas, no Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão, em Madureira, o Parames levantou a taça ao golear do Continental por 4 a 1. Grilo abriu o placar no 1º tempo. Na etapa final, Sérgio ampliou e Grilo, novamente, fez o terceiro gol. Oldemar, contra, elevou o placar para 4 a 0. Iante, de pênalti, fez o tento de honra para o clube da Gávea.

A campanha do Parames foi a seguinte: vitórias sobre o Pracinha (6 a 3), Colônia (3 a 0); Carmela Dutra (4 a 2), Corcovado (2 a 0), As de Ouro (2 a 0), Continental (3 a 1 e 4 a 1). Empate com o Continental (0 a 0, mas derrotado nos pênatis: 4 a 3).  Ao todo foram Oito jogos, com sete vitórias e um empate; marcando 24 gols e sofrendo sete, com um saldo pomposo de 17 gols. O atacante Sérgio foi o artilheiro do certamente com 12 gols ao lado de Flávio, do E.C. Corcovado. O Parames recebeu uma bela Taça de prata de lei, mas 11 medalhas de ouro de 18 quilates e um diploma comemorativo.

 

ESPORTE CLUBE PARAMES       4          X         1          CONTINENTAL ATLÉTICO CLUBE

LOCAL: Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão, em Madureira

DATA: Domingo, do dia 11 de janeiro de 1953

CARÁTER: Decisão da Copa da Cidade, patrocinado pelo jornal Diário da Noite

PUBLICO E RENDA: Não Divulgados

ÁRBITRO: Américo Lopes (Departamento Autônomo da F.M.F.)

CONTINENTAL: Aureliano; Iante e Oldemar; Amarante, Walter e Lúcio (Salgado); Nelson, (Walter II), Ari, Ilídio, Genário e Eduardo (Dario).

PARAMES: Morro Agudo; Pimenta e Manoel; Tutuca, Arlindo e Vadinho; Carlos, Zequinha (Antonio), Sérgio, Guilherme e Grilo.

GOLS: Grilo (Parames) no 1º tempo. Sérgio, Grilo e Oldemar, contra (Parames); Iante, de pênalti (Continental), no 2º Tempo.

 

FONTE: Diário da Noite

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *