O Sport Club Syrio foi fundado na data de 14 de julho de 1917, na cidade de São Paulo-SP e possui as cores vermelho e branco.
Jovens imigrantes sírios e libaneses comemoravam, naquele dia, o aniversário de Milhem Simão Racy e lhe deram de presente a primeira presidência do então batizado clube. Pouco tempo depois, foi alugado um conjunto em um prédio na Rua do Comércio, que serviu como sede até 1920.
Em 1918 disputou o Campeonato Paulista da 2ª Divisão e sagrou-se campeão.
Sua antiga sede de campo, na Rua São Jorge, foi vendida ao Sport Club Corinthians Paulista. Em 1949 o clube adquiriu vários lotes de terrenos próximos ao Aeroporto de Congonhas. As obras do primeiro prédio no novo endereço na Avenida Indianópolis tiveram início em 1950. O primeiro Plano Diretor, elaborado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, com a participação de Roberto Burle Marx, traçou a forma atual do Clube, na época apelidado de “A jóia do Aeroporto”.
Na primeira divisão paulista, o Sport Club Syrio esteve presente por 14 vezes (1921 a 1934) sendo que suas melhores colocações foram nos anos de 1922 e 1923, onde chegou em 3º lugar.
Atualmente sua sede se situa na Avenida Indianópolis número 1192, no bairro do mesmo nome.
Responsável pela formação de grandes equipes de basquetebol, sagrou-se, no ano de 1979, campeão mundial interclubes.
Esse fato representa uma das estrelas douradas que constam na bandeira e no seu escudo atual.
A segunda estrela dourada é mérito do tenista William Kiriakos, vencedor do mundial infantil no ano de 1982.
Fontes: revista “A Cigarra”, meu acervo e site do clube.
Arte do escudo e uniforme: Sérgio Mello