Imperial Basket Club (I.B.C.) – Rio de Janeiro (RJ): Existiu entre 1935 a 1971

O Imperial Basket Club (I.B.C.) foi uma agremiação da Cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Ouroanil foi Fundado no dia 31 de Julho de 1935, por um grupo de rapazes de Madureira. A sua Sede ficava localizado na Estrada do Portela, 57, no Bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio.

A principal modalidade esportiva do Imperial era o basquete. O clube também contava com o vôlei, Futsal, e futebol, que era secundário, onde contava com um time modesto. No Futsal, o Imperial foi Bicampeão do Campeonato Carioca, em 1956 e 1966. Na categoria juvenil faturou um caneco: 1968.

A antiga Sede do Imperial, atualmente está alugada pelo Madureira E.C.

FUSÃO DEU VIDA AO MADUREIRA ESPORTE CLUBE

No entanto,  o Imperial Basket Club (I.B.C.) ganhou destaque no noticiário futebolístico, no dia 12 de outubro de 1971, quando se fundiu com Madureira Atlético Clube e Madureira Tênis Clube, dando vida ao Madureira Esporte Clube.

FONTES & FOTO: Jornal A Manhã – Wikipédia – Site do Madureira E.C. – Google Maps

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Imperial Basket Club (I.B.C.) – Rio de Janeiro (RJ): Existiu entre 1935 a 1971

  1. Mauro de Souza Rodrigues

    Me lembro do Edgar grande jogador do Imperial , tinha 14 anos ,era fã do futebol dele .

  2. Mari Lúcia Celestino Magarão

    Participei do primeiro festival de festa junina dançando quadrilha comandada pelo inesquecível Jose Favieri, na quinta da Boa Vista!

  3. Mari Lúcia Celestino Magarão

    Dancei muito no Imperial Basquete Club, participei do torneio do primeiro festival de quadrilha festa junina comandada pelo inesquecível Jose Favieri, ! Na quinta da Boa Vista!

  4. Sérgio Mello Autor do post

    Verdade Edgard. O esporte amador tinha uma cobertura melhor!

    Atualmente, não recebem o devido espaço que merecem!

    Abs.

  5. Edgar

    Eu, Edgar Francisco de Aguiar Lopes, super campeã pelo Imperial Basquete Clube em 1966, na cidade do Rio de Janeiro. Hoje nem se fala mais. Lembro bem que o Jornal Correio da Manhã dava uma certa atenção.

  6. AIRES XAVIER DA SILVA TAVARES

    Que saudade. …Fiz parte do time infantil que tinha como técnico o saudoso “Seu Altamiro”…
    O time era: China, Airinho, Silvinho, Tuca e Rubinho e ainda o Zé Bombinha. …
    Esse time depois se transferiu para o Mackenzie e disputou o Campeonato Carioca…. Isso em 1964/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *