O Silva Manoel Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘Alvi-azul Silvamanoelense’ foi Fundado no dia 02 de Julho de 1918, como Silva Manoel Football Club. No entanto, o clube acabou sendo extinto.
Tempos depois, um novo grupo resolveu reabrir o clube, mas com outra nomenclatura: Silva Manoel Athletico Club, que foi Fundado no dia 21 de Maio de 1921, por um grupo de jovens desportistas, entre eles, José da Silveira Furtado, ou simplesmente Juca, que atuava como half-direito e depois como center-half, se tornando um dos grandes ídolos do clube.
RUA SILVA MANOEL DEU NOME AO CLUBE
A escolha do nome do clube foi pelo fato desse grupo de rapazes serem moradores da Rua Silva Manoel (atual Rua André Cavalcânti). Por isso, que a escolha da Sede social não poderia ser outro lugar, que não fosse onde tudo começou: na Rua André Cavalcânti, 127, no Centro do Rio. Já o Campo, onde a equipe mandava os seus jogos, ficava na Rua Jockey Club, nº 42 (atual Licínio Cardoso), em São Francisco Xavier, na Zona Norte do Rio.
EXCURSÕES
O Silva Manoel Athletico Club realizou diversas excursões, citando algumas: Valença, onde enfrentou o Sport Club Valenciano; Nova Iguaçu, para jogar com o Sport Club Iguassú; Paracambi, para encarar o Tupy Port Club.
Também outros jogos em destaque como os jogos contra o Sport Club Rio, campeão da Alliança Sportiva Fluminense, com destacada atuação; Rio Football Club, campeão da Liga Leopoldinense; Sport Club América, campeão da Liga Metropolitana; Sport Club Providência, campeão da Liga Graphica; Mauá Football Club, campeão da Liga Leopoldinense.
ILUSTRES SÓCIOS
Um fato curioso em 1928, é que alguns dos sócios honorários do clube eram os jornalistas dos principais jornais do Rio, na época: Eduardo Magalhães, um dos redatores do Jornal A Manhã; Nascimento, redator de a ‘Vanguarda‘ e Raul Loureiro, do ‘O Imparcial’.
TÍTULOS
Em 25 de abril de 1926, se filiou a Liga Graphica de Sports (LGS). Três anos depois, em 20 de Fevereiro de 1929, se filiou a Associação Carioca de Esportes Athleticos (ACEA). No mesmo ano se sagrou Campeão do Torneio Início da ACEA levando a ‘Taça Gaspar Pereira’.
Entre 1926 a 1929, o Silva Manoel A.C. realizou 165 jogos, com 89 vitórias, 45 empates e 31 derrotas. Até 1929, a ‘Sala de Troféus’ do clube contava com 8 troféus de bronze e 62 ricas taças.
Durante esse período, conquistou lindos troféus, como o título de Campeão Invicto da Zona do Riachuelo de 1927. Outras conquistas fora: Bicampeão do Torneio Extra; Campeão dos Terceiros Teams; Vice do Segundo Teams da Liga Graphica; Campeão do Torneio Início, promovido pela Associação do Rio de Janeiro de Sports (ARJS). Venceu dois Torneios eliminatórios, vice campeão do Torneio Início da Liga Esportiva de Amadores, da qual foi um dos fundadores.
TRIUNFOS MARCANTES
Dentre os jogos mais fortes, destacam-se os seguintes: vitórias sobre o Rio Branco FC; Rio FC (antigo campeão da Liga Leopoldinense), ambos por 1 a 0; SC Botafogo (campeão do Bairro de Botafogo) e o Oriente AC, que depois de uma luta empolgante venceu por 1 a 0, conquistando o título Invicto da Zona do Riachuelo, no dia 30 de Janeiro de 1927..
Conta o Silva Manoel com duas vitórias, um empate e duas derrotas. Empatou uma com o Rio Branco FC (Campeão da Alliança Sportiva do Estado do Rio), que venceu por 5 a 2; e contra o SC Anchieta, que venceu por 3 a 2; perdendo para o Tupy de Paracambi por 5 a 4 e do Combinado Ponta d’Areia por 4 a 2, empate com o SC Iguassú em 0 a 0, e 1 a 1 com o SC Valenciano.
PARTICIPAÇÔES NA LBD & LMST
Em 1930, o Silva Manoel Athletico Club ingressou na Liga Brasileira de Desportos (LBD), onde disputou o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, em 1930, 1931 e 1932. No ano seguinte, disputou a Segundona, organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMST), em 1933.
Time-base de 1928-29: Julio; Bigode (Careca) e Joaquim I; Feniano (Mario), Juca (Cabral) e Pedro (Maydosa); Zeca (Waldemar), Bebé (Joaquim II), Victório (Cap.), Carlinhos e Reynaldo.
FONTE: Jornal A Manhã – O Imparcial