Mineiro Futebol Clube – Santos Dumont (MG): Fundado em 1925

O Mineiro Futebol Clube é uma agremiação do  Município de Santos Dumont (MG). O Alvinegro Sandumonense foi Fundado no dia 24 de Maio de 1925, como Palmira, possui a sua Sede localizada na Rua Roberto Dinamite, 320, no Centro da Cidade. Cerca de dois meses depois, no dia 22 de junho, foi constituída a 1ª Diretoria:

Presidente – Vicente Spinelli;

Vice-presidente – Goiatá Camopi;

1º Tesoureiro – José Abreu Jr.;

2º Tesoureiro – Broncibel Castelo Branco;

1º Secretário – Derossi Abreu;

2º Secretário – Moacir Pires de Mendonça;

Diretor Esportivo – Henrique Dias Coelho.

  No dia 21 de Junho de 1932, o Mineiro enfrentou o Flamengo do Rio, em amistoso. O rubro-negro carioca venceu por 4 a 2. São Cristóvão e América foram outros adversários cariocas que o Mineiro enfrentou nos anos 30. Em 1933, inaugurou a sua Sede e também passou a clube profissional da AMEA, com sede em Juiz de Fora.

O Mineiro já disputou alguns Campeonatos Citadinos de Juiz de Fora, como os anos de 1961, 1962, 1964 e 1966Entre dezenas de troféus, um dos mais importantes foi o Campeonato Regional de Minas Gerais, quando enfrentou o Tupy de Juiz de Fora, 15 de Novembro, Vila do Carmo de Barbacena, Atlético de São João Del Rei entre outros campeões de diversas cidades.

FONTES: Flapédia – Jornal A Manhã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Mineiro Futebol Clube – Santos Dumont (MG): Fundado em 1925

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!
    Confesso que estava pesquisando outra coisa quando me deparei com
    esse time e um pouco da história.

    Valeu pelas informações! Vou agregá-las!

    Um grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Parabéns Sergio,

    Mais um escudo e uniforme inédito dos clubes participantes de campeonatos estaduais* principal.

    * Explicação necessaria – Para muitos pesquisadores, como eu, considerada os campeonatos de Juiz de Fora também como campeonatos estaduais, até o periodo em que foram incluidos clubes de Juiz de Fora nos campeonatos organizados pela Federação Mineira Futebol.

    Lembrando que muitos campeonatos organizados pela Liga de Desportos de Juiz de Fora também inclui-a clubes de outros municipios das regiões próximas, como no caso do Mineiro FC do Municipio do grande “mago” Santos Dumont.

    Para complementar está já otimo artigo:

    Embora não tenha todas as participações do clubes nos campeonatos Juizforano, na verdade tenho poucos dados, consta que o Mineiro FC participou dos campeonatos de 1961, 1962, 1964 e 1966.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *