Astória Futebol Clube, do Catumbi – Rio de Janeiro (RJ): Escudo de 1945

O Astória Futebol Clube foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Azulão do Catumbi foi Fundado na terça-feira, do dia 23 de outubro de 1934, por um grupo de 15 rapazes do Catumbi, num bar da localidade. O clube iniciou a sua vida esportiva, sediado na Rua Magalhães, tendo a frente de seus destinos o Sr. Jorge Almeida, que por sinal, é o sócio nº 1 do clube.

Em 1946, o clube mudou de sede, se instalando na Rua Frei Caneca, 202 (Sobrado). A sua última Sede ficava na Rua Catumbi, 65, no Bairro do Catumbi, na Zona Sul do Rio (atualmente, neste local funciona uma loja de Auto Peças). Além do futebol, o Astória também contava com outras modalidades, como o Basquete, Vôlei e Tênis de Mesa.

FILIADO À F.M.F, EM 1944

Em 1944, o Astória se filiou a Federação Metropolitana de Futebol (FMF). No ano seguinte conquistou o título Juvenil do Campeonato da 2ª Divisão. A partir de 1949, o Astória Futebol Clube participou, por alguns anos, no Departamento Autônomo (D.A), hoje chamado de Campeonato Amador da Capital, promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

A sua maior glória foi o título em 1950, na Série Urbana Juvenil. Na ocasião, derrotou por 2 a 1, a Associação Atlética Nova América, de Inhaúma (este clube existe até hoje), na grande final. Se o futebol divertia os homens do Catumbi e adjacências, o clube também não se esqueceu das mulheres e crianças. O ‘Bloco Carnavalesco Astória Futebol Clube’ era muito concorrido, inclusive pelos ‘gringos’, já que o local ficava a alguns metros da Marques de Sapucaí.

Contudo, o clube entrou num declínio nos anos 70 até desaparecer. Mas, ainda hoje, os moradores guardam com saudade os tempos do Bloco Carnavalesco e futebol, quando o Astória era muito mais do que samba e bola: Era a ‘Carteira de Identidade’ do povo do Catumbi. O fim da linha, aconteceu no dia 09 de Maio de 1975, quando o Astória Futebol Clube fez fusão com o Sport Club Minerva (Fundado no dia 25 de Abril de 1946, com Sede na Rua Itapirú, 365, no Bairro Rio Comprido, na Zona Central do Rio), dando origem ao Helênico Atlético Clube.

 

FONTE: Jornal A Manhã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Astória Futebol Clube, do Catumbi – Rio de Janeiro (RJ): Escudo de 1945

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Julio! Valeu mesmo!

    Julio, a data deste recorte de é 07/09/1945.
    Só uma observação. É possível vc ler o que consta nesse e nos
    demais recortes. É só vc fazer um ‘Zoom’ nas imagens!

    Um grande abraço.

  2. Julio Diogo

    Excelente artigo
    Só uma pergunta: qual a data deste jornal
    Acho que vou pesquisar este campeonato e publicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *