O Raiz da Gávea Esporte Clube é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 29 de Setembro de 1974, como Olímpico Futebol Clube e passou a ter a denominação atual devido a depois das partidas os jogadores se reunirem sentados nas raízes de uma árvore grande que fica no meio da comunidade.
Houve uma proposta posterior para que a agremiação mudasse de nome para Raiz da Rocinha, mas acabou abandonada. A sua Sede fica no Bairro da Rocinha, Zona Sul do Rio. A história do modesto clube foi a participação no Departamento Autônomo, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Atualmente está radicado na zona Oeste da cidade na qual é mais fácil adquirir campos para treinos e jogos.
Então, em 1996 o Raiz da Gávea se sagrou pela 1ª vez campeão. A conquista foi o ‘combustão’ para uma decisão importante: disputar uma competição profissional. Em 1997, o clube participou do Campeonato Carioca Módulo Intermediário (Terceira Divisão). Acabou ficando na 7ª posição, na classificação geral.
No mesmo ano disputou o Campeonato Brasileiro Feminino, após ficar em 3º lugar, no Campeonato Carioca da 1ª Divisão, da categoria. Em 1998, no Campeonato Carioca Módulo Intermediário, na 1ª etapa, ficou na 3ª posição, se classificando para a Fase Final. Apesar do esforço, o Raiz da Gávea fechou na 5ª colocação.
Em 1999, se classificou em 2º lugar na sua chave na fase inicial, atrás apenas do Centro Esportivo Arraial do Cabo. Na segunda fase é ficou na 2ª colocação, atrás do Angra dos Reis Esporte Clube, que se tornaria o campeão do certame. O time da Rocinha foi eliminado, pois só o 1º da chave avançaria para a fase seguinte..
Apesar da eliminação no ano anterior, em 2000, o Raiz da Gávea foi convidado a integrar os quadros da Segunda Divisão, chamada à época de Módulo Extra – Série A2. Foi precocemente eliminado da competição pelo Heliópolis Atlético Clube em dois jogos eliminatórios, perdendo por 1 a 0, em casa, e empatando sem gols, fora dos seus domínios.
O clube se afastou por duas temporadas, retornado em 2003, quando participa pela última vez do Campeonato Carioca da Série B. Acabou eliminado logo na fase inicial juntamente com o Esporte Clube Costeira, ao ficar em último em uma chave composta de três participantes, classificando-se apenas o 1º colocado, o Mesquita Futebol Clube.
Após essa experiência, voltou a se licenciar das competições de âmbito profissional, culminando com a sua posterior desfiliação junto à Ferj por conta do período de inatividade superior a dois anos, em 2006. Apesar das dificuldades, o Raiz da Gávea vem se reestruturando para disputar o Campeonato Carioca da Série C de 2016.
FONTES: Wikipédia – Revista Placar
Entendo que há uma relação afetiva! Fique tranquilo que vamos achar e quando acontecer postarei!
Forte abraço!
Ta o.k
É pq na epoca eu tinha apenas 12 anos e ia muito aos jogos com meu pai
Que ppr sinal hoje eu com 38 anos nao nem uma foto dele ai lenbrei do clube
No momento não dispomos de fotos e da informação que solicitastes!
Assim que conseguirmos postaremos!
Att.
Gostaria de saber se tem fotos dos jogadores
E também gostaria de saber qual era o nome do presidente do clube