Inauguração do Estádio Mário Tamborindeguy, em 1956 e a história do Central Sport Clube, de Barra do Piraí (RJ)

O Jornal Imprensa Popular, do dia 18 de março de 1956, deu destaque de quase uma página da inauguração do Estádio Mário Tamborindeguy, de propriedade do Central Sport Clube, de Barra do Piraí. Dentro da extensa matéria, além do estádio, também foi contada a história do clube, os principais títulos, entre outras coisas. Abaixo segue a reportagem na íntegra:  

 A cidade de Barra do Piraí viveu, domingo (11 de março de 1956) um dia festivo, só comemorar mais um aniversário de sua emancipação política (fato este, ocorrido em 10-03-1890). No terreno esportivo, o grande acontecimento traduziu-se na inauguração do Estádio Mário Tamborindeguy, do Central Sport Clube, praça de esportes dotada de amplas e modernas nas instalações, com capacidade para 15 mil pessoas.

 

CARACTERÍSTICAS DO ESTÁDIO

Ocupa uma área de 17.940 m² e está situado em local aprazível no perímetro urbano da cidade. Tem capacidade para 15 mil pessoas. É dotado de um campo de futebol, na medida oficial; uma bonita quadra de basquetebol, dois túneis com saída interna, dois vestiários, pista para corrida.

No Estádio, estão sendo construídas oito grandes lojas de frente para a Rua Central, que serão alugadas tão logo sejam concluídas  as obras. Receberá cerca de 20 mil cruzeiros mensais ao clube. Há plano para a construção de uma piscina.

 

A inauguração do grande estádio provocou a maior vibração no povo de Barra do Piraí, que via, finalmente, a cidade dotada de uma praça de esportes à altura de suas tradições esportivas. Equipes mistas do Flamengo e do Vasco da Gama abrilhantaram a festa de comemoração do Estádio, que contou com um variado programas de provas esportivas e solenidades.

Nesta reportagem, focalizaremos a festa de inauguração do Estádio Mário Tamborindeguy em todos os seus detalhes e faremos um histórico de vida do Central Sport Clube, agremiação fundada pela classe operária de Barra do Piraí.

 

NASCIMENTO DO CENTRAL SPORT CLUBE

O Central Sport Clube foi fundado no dia 1º de Janeiro de 1922. Na época a bela cidade do sul do Estado do Rio, conhecida com ‘Pérola do Vale do Paraíba‘, já era importante centro ferroviário. Sua população era constituída quase que exclusivamente de operários da E.F.C.B. (Estrada de Ferro Central do Brasil), que ansiava por um local onde pudessem aproveitar as horas de lazer, após cada semana de ‘duro batente’.

A ideia da fundação do clube nasceu da inspiração de um grupo de ferroviários, reunidos no intervalo destinado às refeições e ao descanso, nas oficinas do 2º Depósito. Agremiação recebeu o nome da empresa onde os operários labutavam, E.F.C.B., e a sua criação foi recebida com grande satisfação por toda a classe operária e outras camadas sociais da localidade. 

 

FUNDADORES

Foram os pioneiros entusiastas e fundadores do Central Sport Clube os abnegados ferroviários: Rômulo Braga, Delfin Correia da Silva, José Marques da Costa Júnior, José Façanha, Juvenal Costa, Antenor Ferreira Dias, Roldão Bandeira de Campos, Adolcino Cruz de Oliveira, Castelar Carota Pereira, Alfredo Ribeiro, Joaquim Alves Teixeira, Nicomides Olavo de Oliveira, Ildelfonso José Ribeiro, Ademar José Oliveira, Bruno Pereira dos Santos, João Nogueira Santiago, Geraldo Marques da Costa, Gentil Reis, Feliciano da Rocha, Coutinho, Inicêncio José Ribeiro, Luiz Figueira, Enrico Dias de Souza, Antônio Araujo, Carlos de Araujo, Alípio Dias de Souza, Hermogênio Cruz de Oliveira, Acilino Leal, Antônio, e muitos outros que deixamos de registrar por não possuirmos documentos copilados na época.

 

BRILHANTE TRAJETÓRIA

Graças a unidade de ação dos ferroviários fundadores do clube, Rangel, Luiz Leite, Helcias Rangel, Alfredo Teixeira, Sebastião Marques da Costa, Custodio Cardoso de Oliveira, no dia 1º de Janeiro de 1922, pouco tempo depois da fundação, fazia o Central Sport Clube sua primeira apresentação oficial ante o povo barrense, acontecimento que surgiu como o primeiro e grande acontecimento esportivo de Barra do Piraí.

Daí pra frente, com redobrado esforço e entusiasmo de seus dirigentes e ainda com o integral apoio da classe operária, iniciou o Central Sport Clube uma série de arrojados empreendimentos, que se coroam de êxito, num atestado eloqüente de sua pujança, forjada no trabalho constante e na unidade fraternal de seus associados.

 

TÍTULOS

Em seus 35 anos de existência, conquistou o Central Sport Clube inúmeros títulos que vieram enriquecer seu patrimônio esportivo, colocando-o em posição de destaque no cenário esportivo estadual. Dentre os títulos mais importantes, destacam-se os seguintes que passamos a enumerar:

Ano de 1933 – Campeão nas categorias de Aspirantes e amadores do Campeonato da Liga Esportiva Sul-Fluminense.

Ano de 1940 – Campeão do Torneio Cinqüentenário de Barra do Piraí, ocasião em que foi fundada a Liga Atlética de Barra do Piraí (LABP).

Ano de 1942 – Campeão nas categorias de Aspirantes e amadores da LABP.

Nos anos de 1946, 1947 e 1948, sagrou-se campeão do Campeonato Citadino da LABP, conquistando um grande tricampeonato, um dos feitos mais importantes de sua trajetória esportiva  e que veio confirmar sua condição de líder do esporte sul-fluminense.

 

NOVAS REALIZAÇÕES

No ano de 1953, sob a dinâmica atuação da diretoria para o biênio 1953-54, o Central Sport Clube alcançou uma de suas melhores fases. Progrediu sensivelmente, alcançando grandes êxitos em todos os setores de suas atividades. A principal iniciativa foi o início da construção do grande Estádio Mário Tamborindeguy.

A diretoria eleita para aquele biênio, vitoriosa numa campanha das mais movimentadas e vibrantes, tinha os seguintes nomes: Presidente – Majlech Cukier; Vice-Presidente – Cássio Santos; Diretor de Comunicações – Hermógenes P. Silva; Diretor de Finanças – Avelar Antônio Fernandes; Diretor Social – Inocêncio de Souza; Diretor do Infanto-Juvenil – Francisco Teles; Diretor de Relações Especializadas – Dr. Júlio N. de Oliveira; Diretor de Futebol – Carlos Alberto G. Moreira.

 

Por sua atuação destacada e eficiente, foi reeleita para o biênio de 1955-56. Deram assim os centralinos uma prova inconteste de coesão em torno de seus dirigentes, não interrompendo dessa forma o ritmo acelerado de sua grandiosa obra.

Nesta época, surgiu a figura ilustre de Sr. Mário Tamborindeguy atual patrono do clube, e o Central Sport Clube ganhou novo impulso. O Estádio concretizou-se pela decisiva participação do patrono, que dedicou-se inteiramente à sua construção.

A FESTA DE INAUGURAÇÂO

A inauguração Estádio Mário Tamborindeguy contou com o seguinte programa:

13 horas – inauguração solene do Estádio pelo patrono do clube. Dr. Mário Tamborindeguy;inauguração do Vestiário ‘João Antônio Camerano’ e respectivo túnel, pelo Deputado João Antônio Camerano, presidente de honra do Central Sport Clube; inauguração do Vestiário ‘Adolcino Cruz de Oliveira’ e respectivo túnel pela Senhora Ruth Oliveira Araújo.

13h30 – Entrega da faixa simbólica de grande benemérito do clube, ao Dr. Mário Tamborindeguy; desfile dos atletas; hasteamento das bandeiras dos clubes ao lado do pavilhão nacional.

14 horas – Provas de futebol – Central x Adrianino (amadores);

16 horas – Flamengo x Vasco da Gama (Profissionais);

20 horas – Inauguração da quadra de Basquetebol pela Sra. Alice Maria Tamborindeguy;

20h10 – Central x Macabeus (Aspirantes);

21 horas – Seleção de Barra do Piraí x Seleção de Volta Redonda;

21h50 – Central x Macabeus (Titulares);

As solenidades de inauguração do Estádio do Central Sport Clube se revestiram do maior brilhantismo, contando com a presença de autoridades políticas  e esportivas da localidade e uma massa  de cerca de 10 mil pessoas.

Pelas bilheterias do Estádio Mário Tamborindeguy, passou a importância de 80 mil cruzeiros, renda recorde em Barra do Piraí, sendo de se considerar que os sócios do Central S.C. não pagaram ingresso.

Como vemos, alcançou pleno êxito a festa de inauguração do grande Estádio do Central, orgulho do povo de Barra do Piraí e marco na história esportiva de um grande município fluminense.

 

FONTE: Imprensa Popular

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *