O Grêmio Esportivo Joinville foi uma agremiação da cidade de Joinville (SC). A equipe rubro-negra (que depois adicionou o branco, passando a ser tricolor) foi Fundado no dia 03 de Outubro 1933. A sua Sede e o Estádio Capitão Irapuan Xavier Leal, ficava nas imediações da Estação Ferroviária. O 1° Presidente foi Ludgero Pinto.
ELITE CATARINENSE
O Grêmio Esportivo Joinville participou do Campeonato Catarinense da 1ª Divisão, entre 1935 a 1940, organizado pela Associação Catarinense de Desportos (ACD).
Na prática, pode ser considerado Estadual só em 1935 e 1936, uma vez que a ACD era filiada a Federação Brasileira de Futebol (FBF), entidade rival naquela época da CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
A partir de 1937, a ACD se filiou a FCD (Federação Catarinense de Desportos), tendo seus campeonatos de 1935 e 1936 reconhecidos como citadinos e não estaduais.
Nesse ano, o campeão da ACD se classificava para o Estadual da FCD, onde também entravam os campeões de Florianópolis, Blumenau, e qualquer outra liga existente. Com isso, o Grêmio Esportivo Joinville jogou a ACD “Estadual” em 1935 e 1936.
Em 1941, o Grêmio ficou inativo, retornando em 1942, quando disputou o Campeonato da Segunda Divisão de Joinville. Vale esclarecer que no dia 13 de Janeiro 1942 a ACD mudou o nome para Liga Joinvillense de Futebol (LJF). No final das contas, o Grêmio Esportivo Joinville foi do ‘topo‘ ao ‘porão‘, dentro da mesma entidade, num espaço de nove anos.
FONTE: Jornal A Notícia