Clube Atlético São Francisco – São Francisco do Sul (SC): escudos & uniformes dos anos de 1937 e 1938

Modelo de 1938

O Clube Atlético São Francisco é uma agremiação da cidade de São Francisco do Sul (SC). Sediado na Rua Barão do Rio Branco, 614, no Centro da cidade; o clube Alvirrubro foi Fundado no dia 26 de Março de 1931, a partir da fusão do lendário Bataclan Sport Club (que ao longo da década de 1920 rivalizou de igual para igual com o Ypiranga) e do novato Deodoro Futebol Clube. As cores foram tiradas de cada um dos clubes: o vermelho do Deodoro e o branco do Bataclan, clube este vindo da elite da cidade, que contrapunha com o Ypiranga, time dos estivadores.

ESTÁDIO INAUGURADO EM 1933

Desde o início já rivalizava de igual para igual com Ypiranga local, América e Caxias de Joinville. Seu patrono era o gerente geral da Empresa de Navegação Carl Hoepcke, o Sr. Otto Selinke, que dá nome ao Estádio do Clube.

Por falar no Estádio, o mesmo foi inaugurado no dia 17 de Setembro de 1933, na Avenida Barão do Rio Branco, com um festival esportivo. No jogo de fundo, o Athletico acabou derrotado pelo America de Joinville, pelo placar de 2 a 1.

 

Uniforme Nº 2 de 1937

PARTICIPAÇÕES NA ELITE CATARINENSE

Ao longo da sua história, o Athletico participou de 12 edições do Campeonato Catarinense da 1ª Divisão: 1936, 1937, 1938, 1939, 1949, 1950, 1956, 1957, 1960, 1962, 1964 e 1965. Dentre essas edições, o melhor resultado aconteceu em 1938, quando ficou com vice-campeonato estadual.

Em 1936 filiou-se á Associação Catarinense de Desportos (ACD) tendo disputado o estadual da cidade numa zona que contava com os outros dois rivais locais: Bangu e Ypiranga. Em 1937, as zonas foram integradas e o Athletico sagrou-se vice-campeão de Joinville, sendo superado apenas pelo Caxias.

Uniforme Nº1 de 1937

Em 1938, foi criada a Associação Esportiva de São Francisco do Sul, da qual o Athletico foi campeão. O titulo assegurou-lhe participação no Campeonato Estadual.

Seu primeiro adversário foi o Caxias, campeão da ACD. Após duas vitórias 6 a 1 e 3 a 0 e apenas uma derrota 2 a 1, eliminou o rival e classificou-se para a final contra o CIP de Itajaí, que havia eliminado o Avaí.

A decisão entre times do Norte gerou polêmica. Todos queriam que o jogo fosse em Joinville, para que os torcedores de ambos os clubes pudessem acompanhar com mais facilidade a final.

Contudo, a Federação Catarinense de Futebol (FCF), de forma inflexível, manteve a decisão para Florianópolis, onde  o publico não estava muito interessado pelo jogo. Era o 3º jogo, já que em Itajaí o CIP venceu por 4 a 0 e, em São Francisco do Sul, o Athletico  havia vencido pelo placar de 2 a 0.

Não havia saldo de gols e quem vencesse o jogo decisivo no Campo da Liga, marcaria seu nome no rol dos campeões. Então, no dia 16 de abril de 1939, as duas equipes se enfrentaram. Melhor para o CIP de Itajaí, que venceu o Athletico  por 2 a 0, ficando com o título Estadual de 1938.

Mais do que perder o título, o resultado abalou muito os francisquenses, que tinham montado um dos melhore times da história da região Norte. Não á toa, seu elenco foi todo desmanchado, já que América e Caxias tomaram seus principais jogadores.

Nos anos seguintes o Athletico passou a ser coadjuvante do Ypiranga e também ficou um breve período desativado. O seu retorno ocorreu em 1943, quando  voltou a disputar campeonatos oficiais, agora pela Liga Joinvillense de Desportos, mas sem brilho.

Após mais uma breve paralisação, voltou forte em 1948, quando terminou na 3ª colocação em 1948. Em 1949 e 1950 alcançou seu auge ao conquistar o Bicampeonato da Liga Joinvillense, abatendo sem dificuldades América e Caxias, que também neste período, viviam seu auge.

O Clube Atlético São Francisco disputou ainda os campeonatos da Liga Joinvillense de 1951 á 1955, porém, sem voltar a fazer frente a América e Caxias, que inclusive, foram campeões estaduais neste período.

Em 1956 foi campeão francisquense batendo o Ypiranga. Durante todo o restante da década de 1950 e 1960 ficou envolvido na disputa doméstica e em amistosos contra clubes da região. A partida da década de 1970 retraiu ainda mais suas aparições, concentrando-se na parte social.

Seu ultimo titulo foi o campeonato invicto da Liga Francisquense de Futebol em 1996. Atualmente mantém um forte time de veteranos e possuiu um estádio muito bem conservado, em região muito privilegiada no centro da cidade. Além das mensalidades dos sócios, o clube se mantém com os alugueis de salas comerciais que fez ao longo de todo o seu estádio.

FONTES & FOTOS: Jornal A Notícia – Rsssf Brasil – Wikipédia – Site do Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 19. Cícero Urbanski, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Clube Atlético São Francisco – São Francisco do Sul (SC): escudos & uniformes dos anos de 1937 e 1938

  1. Fernando Alécio

    Embora exista até um livro que menciona esses dois primeiros jogos da final de 1938, a final do Catarinense de 1938 foi jogo único, em 16 de abril de 1939, em Florianópolis, vitória de 2 a 0 para o CIP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *