As maiores torcidas em Londrina

Conforme pesquisa Inbrape/Ímpar, ao mesmo tempo em que o Timão tem a maior torcida em Londrina tem também o maior índice de rejeição entre os londrinenses

Apenas um clube de futebol tem o poder de mexer tão intensamente com os torcedores. De ser amado e odiado ao extremo. Apenas o Sport Club Corinthians Paulista é capaz disso. E em Londrina, o sentimento não é diferente. A relação do clube com os apaixonados por futebol na cidade é de amor e ódio.

Uma pesquisa encomendada pela Folha de Londrina ao Inbrape Pesquisas e Ímpar Inteligência de Mercado é que sutenta a constatação. Foram entrevistadas 300 pessoas no dia 1º de fevereiro, em vários pontos da cidade e o resultado é que o Corinthians está no coração do londrinense. De acordo com o levantamento, 29,5% dos entrevistados torcem para o Corinthians. Em compensação, 49,3% disseram que jamais torceriam para o time do Parque São Jorge.

”Corintiano é igual formiga, tem em todos os lugares”, comparou o diretor da sub-sede da principal torcida corintiana, a Gaviões da Fiel, em Londrina, Felipe Afonso Rodrigues, 23 anos.

A pesquisa confirmou a influência paulista na cidade. Das cinco maiores torcidas em Londrina, quatro são dos clubes paulistas. Se o Corinthians não perde o reinado, o maior rival, Palmeiras, foi ultrapassado pelo São Paulo na segunda colocação. O Tricolor tem 20,1% da preferência dos londrinenses, enquanto o Palmeiras ficou com 18,8%. O quarto colocado é o Flamengo, que tem 11,4%. Já o Santos é o quinto, com 10,1%. No quesito segundo time do coração, o São Paulo venceu com 21,5% da preferência.

A pesquisa também confirmou o que todo mundo já sabe. A torcida do Londrina está ”morrendo”. Os 15 anos sem conquistar um título e os seguidos vexames que a cada ano só aumentam, não renovaram os torcedores alvicelestes. O time ocupa apenas o sexto posto no coração do londrinense, com apenas 3,7%.

O Londrina ainda ocupa o sexto lugar graças aos torcedores da velha guarda, que acompanharam uma época em que o Londrina disputava competições importantes, tinha grandes jogadores e grandes dirigentes. Dos entrevistados com idade até 25 anos, apenas 1,1% torcem para o Tubarão, o que comprova a tese de extermínio da torcida. Da faixa etária dos 26 aos 45 anos, o índice é de 4% e entre os torcedores com mais de 45 anos, sobe para 6,8%.

Na briga entre os dois times da cidade, o Tubarão massacra a Portuguesa com 78,9% contra 6,7%.

Entre os times da capital paranaense, o Atlético é o mais querido dos londrinenses com 46%. No geral, o Furacão é apenas o sétimo, com 2%. O Paraná Clube tem 24,2% e 0,7% no geral, enquanto o Coritiba, segue sem ter a simpatia do londrinense, com 12,4% entre o trio-de-ferro e 0,3% no geral, ocupando o 15º posto.

Falta de interesse – A pesquisa também revelou que o londrinense não quer saber de ir ao estádio. Apenas 26,2% dos entrevistados costumam assistir aos jogos in loco. Mas não é por isso que eles não acompanham o desempenho do time do coração. A televisão é o meio mais preferido, com 88,2%. O jornal, com 4,9% e o rádio, com 3,9% vêm na sequência.

O motivo da falta de interesse dos torcedares em ir ao estádio é a qualidade dos jogadores dos dois times da cidade. Para 23,6% dos entrevistados, faltam bons jogadores para que os times locais consigam emplacar. Já para 22%, o que falta é investimento. Na quinta posição ficaram empatados o técnico e a diretoria, ambos com 8%.

”O futebol é uma paixão nacional e o povo gosta de falar mesmo, não mente. Por isso, a pesquisa retrata fielmente o que o torceodr londrinense realmente pensa”, disse Cláudio Chiusoli, 36, professor de pesquisa de marketing e diretor dos intitutos que realizaram a pesquisa exclusiva para a Folha.

Folha de Londrina

Um comentário em “As maiores torcidas em Londrina

  1. Antonio Mario Ielo

    Uma cidade tão importante sem um time a altura…

    O Paraná é exemplo para o país, tres clubes grandes, tem bons estadios, incluindo o estádio do Café, mas o Londrina EC, não consegue se manter nos campeonatos…

    Maringá também não consegue manter uma boa equipe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *