O Palmeiras Esporte Clube é uma agremiação do Município de Petrolina (PE). Fundada no dia 07 de Setembro de 1949 (apesar de que há alguns testemunhos dando conta que o clube existe desde 1945), numa homenagem ao Palmeiras de São Paulo, campeão de 1942, pelos jovens proletários idealistas, os irmãos Elias Lima da Silva (desenhista/projetista, músico e funcionário da Prefeitura) e José Lima da Silva (mestre-de-obras).
Foram personalidades conhecidas e benquistas, que devotaram suas vidas ao amor pelo esporte amador, sem nada receberem em troca, muito pelo contrário até gastaram o próprio patrimônio pelo esporte, num tempo romântico, onde se fazia tudo por amor. Abaixo, a foto do time posado, campeão do Campeonato Citadino de Petrolina de 1968.
FONTES: Diário de Pernambuco – Página do clube, no Facebook
HINO AO PALMEIRAS ESPORTE CLUBE. PETROLINA PE.
https://www.youtube.com/watch?v=M0iUox_SAP0
Muito bacana a sua narrativa! Bom conhecer melhor a história dessas agremiações e, por consequente,
permitir que milhares de pessoas possam conhecer melhor sobre o Palmeiras de Petrolina!
Abraços!
O primeiro de pé, da esquerda para direita (de calça comprida) é o Senhor Elias Lima da Silva um dos fundadores do Palmeiras Esporte Clube de Petrolina. O outro irmão co-fundador era o Sr José Lima da Silva. Na verdade, segundo testemunhas fidedignas como a Senhora Maria de Lourdes da Silva Gomes (prima carnal dos fundadores e possivelmente a primeira palmeirese de Petrolina-Pe.) o Palmeiras Esporte Clube de Petrolina foi fundado bem antes por volta de 1945, mas só registrado em 1949. Vale lembrar que a Liga Desportiva Petrolinense -LDP foi fundada em 1948. O Palmeiras Esporte Clube é o time de futebol mais antigo de Petrolina. É conhecido como o famoso time de Atrás da Banca, bairro onde os os pais do fundadores (SRA. AMÉLIA E O SR. GUILHERMINO) tinham muitos terrenos no Bairro. Seu Guilhermino era um mestre de obras muito conceituado na cidade Petrolina. Muitas casas antigas do centro da cidade foram por ele construidas. Existe até um Hino ao Palmesiras Esporte Clube. Foi um tempo romântico do futebol amador que empolgava a cidade e se jogava por amor a camisa. Os irmãos Elias e José Lima da Silva foram benfeitores, idealistas que gastaram dos própriois bolsos para que o nome do Palmeiras existisse.