Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas: Campeã Mossoroense de 1967

Encontrei uma reportagem no Diário de Pernambuco, dando destaque ao título da Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, referente ao Campeonato de Futebol Mossoroense de 1967 (ao todo o clube faturou cinco edições: 1961, 1962, 1963, 1967, 1977). Abaixo a reportagem na íntegra:

MOSSORÓ (SERPES) – O Estádio Manuel Leonardo Nogueira, abriu seus portões, domingo passado (26 de novembro de 1967), para a realização da segunda partida da “série melhor de três”, dando curso ao Campeonato de Futebol Mossoroense, entre as equipes do Baraúnas e Potiguar, prélio que terminou com o resultado de quatro tentos a um para o primeiro.

A equipe do Baraúnas dominou amplamente o seu adversário, desde a etapa inicial mostrando um excelente sentido de penetração, com investida das perigosas contra a cidadela do Potiguar. Ao terminar o primeiro tempo, o quadro comandado por Dão já vencia, tranquilamente por 3 a 1, um adversário que não mostrava reação, repetindo a mesma atuação da primeira partida.

TENTOS E ARBITRAGEM

O principal artilheiro da tarde foi Batista, assinalando dois bonitos tentos. Etvaldo e Rivaldo completaram a contagem para o Baraúnas, sendo que o gol do Rivaldo foi contra. O gol de honra do Potiguar foi marcando por Rocha. Com uma brilhante atuação, o juiz Ailton Messias dirigiu a partida, auxiliado por Esperidião Estrela e Gutenberg Assis.

RENDA E BAFAFÁ

A renda atingiu o montante de NCr$1.740,00 (um mil setecentos e quarenta cruzeiros novos), foi a maior registrada durante do Campeonato de 1967. A partida foi das mais movimentadas tendo-se a registrar, lamentavelmente, a atuação do jogador Zé Antônio que, num ato de indisciplina atingiu a Batista, do Baraúnas, provocando tumulto, do qual resultou no encerramento da peleja por parte do juiz, quando ainda restavam sete minutos para o seu término normal.

 

BARAÚNAS            4          X         1          POTIGUAR

LOCAL: Estádio Manuel Leonardo Nogueira, o ‘Nogueirão’, em Mossoró (RN)

CARÁTER: Campeonato de Futebol Mossoroense

DATA: Domingo,dia 26 de novembro de 1967

RENDA: NCr$ 1.740,00 (um mil setecentos e quarenta cruzeiros novos)

ÁRBITRO: Ailton Messias

AUXILIARES: Esperidião Estrela e Gutenberg Assis

BARAÚNAS: Bosco; Paca, Panan, Valmir e Doca; Dão e Cícero; Lourinho, Nôpa, Batista, Benjamin (Jonas e, depois, Etvaldo).

POTGUAR: Diniz (Orlando); Bento, Rivaldo, Zé Antônio e Datonho; Altevir (Lima) e Jairo; Nazareno, Caristia (Pelé), China e Rocha.

GOLS: Batista, duas vezes, Etvaldo e Rivaldo, contra (Baraúnas); Rocha (Potiguar).

FONTES: Diário de Pernambuco – Wikipédia – Site do clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas: Campeã Mossoroense de 1967

  1. Sergio Mello Autor do post

    Verdade Gerson. Uma mudança sem nenhuma parente fusão. Mas no Brasil funciona assim: mudou e foi campeão… Pronto! Deu certo! O ‘dar certo’ aqui depende da “aprovação dos Deuses”. Rsrsrs

    Abração!

  2. Gerson Rodrigues

    Sérgio, só uma informação adicional como curiosidade: Até 1966 o clube chamava-se Esporte Clube Baraúnas. Mudou de nome entre 1966/1967 e deu sorte, pois conquistou o título citadino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *