O Santa Cruz Esporte Clube foi uma agremiação do Município de Goiana (PE). O Tricolor Goianense foi Fundado no dia 29 de maio de 1934, como Santa Cruz Futebol Clube por um grupo de desportistas da cidade, liderados por Anamesio Borges da Fonseca, que foi o 1º presidente.
A escolha do nome foi uma homenagem ao Santa Cruz do Recife, então tricampeão Estadual em 1931, 1932 e 1933. Além do nome, o clube adotou as cores (vermelho, preto e branco), o uniforme e o escudo (bem similar). O Diário de Pernambuco assim noticiou o surgimento do Santa Cruz de Goiana:
“Acaba de organizar-se na cidade de Goiana mais uma agremiação esportiva a qual ganhou o nome de Santa Cruz F.C.
Falando ao nosso repórter, um membro da diretoria do novo grêmio, fez ver que o nome escolhido para o mesmo, representa uma homenagem ao clube tricolor recifense, tricampeão da cidade.
O novo clube goianense está filiado a Liga Desportiva de Goiana.
Foi escolhida a seguinte diretoria para o período social de 1934-35.
Presidente – Anamesio Borges da Fonseca;
Vice – Firmo de Sousa;
Tesoureiro – Guilherme Fialho;
Vice- Tesoureiro – Osvaldo Oliveira;
Orador – Luiz Galvão;
Vice-Orador – Ezegino Barreto;
1º Secretário – Izaltino Galvão;
2º Secretário – Renato Regueira;
Diretor de Esportes – José Bonifácio;
Vice de Esportes – Rafael Américo;
Fiscal – João Alves“.
Nas décadas de 40 e 50, o Santa Cruz teve no nome de Fernando Medeiros, não apenas um presidente, mas também uma pessoa que lutou até o seu último dia para manter vivo clube, que passou por diversas dificuldades financeiras.
Fora, as competições citadinas, a participação mais importante do clube aconteceu no ano de 1973, quando disputou a competição profissional: Copa Governador Eraldo Gueiros, popularmente conhecida como a Copa do Interior. Santa Cruz de Goiana fez diversos confrontos com equipes da região, como também contra equipes profissionais como o Sport Recife, Náutico e Santa Cruz, assim como algumas excursões na Paraíba, enfrentando as principais forças.
FONTES: Diário de Pernambuco – Jornal de Recife – A Província