Tamoio Futebol Clube – Santo Ângelo (RS): Uma participação na Elite Gaúcha

O Tamoio Futebol Clube foi uma agremiação da Cidade de Santo Ângelo (RS). O Tricolor (vermelho, azul e branco) foi Fundado no dia 1º de Julho de 1944, mandava os seus jogos no Estádio Assis Ramos Escobar, com capacidade para 6 mil espectadores.

Ao longo de quase três décadas de existência, o Tamoio foi Campeão do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão em 1960 e 1970 (quando venceu a Chave 4, uma vez que não havia finais). Na Elite do Futebol Gaúcho, o Tamoio participou de uma edição de 1971. Na Segundona foram oito participações: 1960, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e 1970.

Fusão deu origem a Associação Esportiva Santo Ângelo (AESA)

Em assembléia realizada no dia 21 de abril de 1972, foi decidido fusão entre os clubes santo-angelenses: Tamoio e Grêmio Sportivo Santo-angelense, dando origem a Associação Esportiva Santo Ângelo (AESA).

Na época, o estádio do Tamoio tinha capacidade para 6 mil pessoas. Com a fusão, o objetivo era construir um estádio para abrigar 30 mil torcedores. O presidente do Conselho Deliberativo Irany Araújo dos Santos e o secretário Jorge Meneghetti comandaram a assembleia, que, formou a Comissão Pró-Fusão com Rolando Stümpfle, Clemente Bandeira, João Carlos Medeiros, Newton Furtado Fabrício, Assis Brasil Ramos Escobar, Celso Ritter e Armindo Bratz.

 Depois, o Esporte clube Santo Ângelo foi a fusão do Tamoio, Elite, Grêmio e a AESA,  em 02 de fevereiro de 1976. Dois anos depois (1978), foi extinto e a fusão desfeita. A SER Santo Ângelo foi a fusão do Tamoio, Elite e Grêmio,  em 26 de Setembro de 1989. Em 2011 mudou para AER Santo Ângelo, mas continua sendo conhecida como SER.

 

FONTES: Blog Times do RS – Jornal & Revista O Mensageiro  

FOTO:  Livro As Glórias do Futebol Santo-Angelense.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 12. Rosélio Basei, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *