Associação Atlética Tupy – Janaúba (MG): Duas participações na Terceirona Mineira

A Associação Atlética Tupy é uma agremiação do Município de Janaúba (com uma população de 70.886 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2015), que fica a 540 km da capital de Belo Horizonte (MG). A sua Sede fica na Avenida Osvaldo Cruz, 596; enquanto o Estádio Gentil Lima, capacidade chega a 5 mil pessoas, está situado na Avenida Ecológica, ambos em Janaúba.

No quesito a data de Fundação, merece um esclarecimento. Na reportagem feita pelo Esporte Espetacular, da TV Montes Claros (https://www.youtube.com/watch?v=zMYsyO7xauk), menciona que o Tupy de Janaúba foi Fundado em 1969, por um grupo de comerciantes, da Rua Tupis. Porém, num outro vídeo, mostrando parte das dependências da sede, aparece outra data de fundação, logo abaixo do distintivo: dia Primeiro de Janeiro de 1978.

SEGUNDONA MINEIRA

O Tupy participou duas vezes do Campeonato Mineiro Segunda Divisão (na prática é a Terceira Divisão): 2001 e 2005. Na sua estreia, o time acabou ficando na primeira fase. Terminou na 3ª colocado do Grupo B (apenas os dois primeiros avançavam no torneio).

Em 2005, novamente o Tupy não passou da primeira fase, ao terminar na 4ª posição do Grupo E. Após essa competição a equipe de Janaúba pediu licença junto a Federação Mineira de Futebol (FMF), mas planeja o seu retorno para a próxima temporada.

FONTES & FOTOS: Rsssf Brasil – Gol Aberto – Oliveira Junior – YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zMYsyO7xauk)    

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *