O Esporte Clube Cruzeiro é uma agremiação do Município de Jacutinga, que fica a 490 km da capital de Minas Gerais, conta com uma população de 22.797 habitantes (segundo o Censo do IBGE/2010). A sua Sede fica situada na Rua Espírito Santo, 490, no Centro de Jacutinga.
O Cruzeiro manda os seus jogos no Estádio Municipal Luiz Moraes Cardoso, o Luizão, com capacidade para pouco mais de 1.500 pessoas. A única participação na esfera profissional, aconteceu no Campeonato Mineiro Terceira Divisão de 1986.
Na primeira fase, o Cruzeiro terminou na 3ª colocação do Grupo B (cinco pontos em seis jogos: uma vitória, três empates e duas derrotas; marcando um gol e sofrendo dois), e, avançou para a fase seguinte.
O Cruzeiro seguiu numa crescente e ficou em 2º lugar do Grupo F (sete pontos em cinco jogos: duas vitórias e três empates; assinalando 10 e levando quatro), e, mais uma vez se qualificou para a outra fase da Terceirona.
Na terceira fase, o Cruzeiro, mais uma vez, fez bonito e se classificou para a fase seguinte, ao terminar na 2ª colocação do Grupo L (seis pontos em seis jogos: duas vitórias, dois empates e duas derrotas; oito gols pró e três contra).
A frase que diz: “Nadou, nadou e morreu na praia“, tem a ver com o Cruzeiro. Após passar por três fases, o time chegou no Quadrangular Final, onde os três primeiros asseguravam o acesso para Segundona de 1987.
Contudo, por apenas um pontinho, o Cruzeiro acabou terminando na 4ª colocação (seis jogos e quatro pontos: uma vitória, dois empates e três derrotas; com três gols a favor e nove contra) e acabou ficando de fora. O time ficou atrás do Sport de Juiz de Fora (3º lugar, com cinco pontos); Patrocinense (vice-campeão, com sete pontos) e o Comercial de Campo Belo (campeão, com oito pontos).
Apesar de não ter conquistado o sonhado acesso, a campanha do Cruzeiro foi muito boa. Em 23 jogos, somou 22 pontos; com seis vitórias, 10 empates e sete derrotas; marcando 22 gols e sofrendo 18. No entanto, esse pensamento não se estendeu até a diretoria do Cruzeiro de Jacutinga, que nunca mais se aventurou no futebol profissional, se dedicando ao futebol amador e a bocha.
Um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=xH0NrulDWDs) que eu aconselho aos amigos assistirem foi o 1º jogo do Quadrangular Final, no dia 03 de novembro de 1986, quando o Cruzeiro venceu, em casa, o Sport de Juiz de Fora, pelo placar de 1 a 0. Entrevistas com os jogadores no vestiário, antes da peleja, depois é possível ver o estádio, praticamente, locado, mostrando o quanto o futebol pode encantar uma cidade inteira.
FONTES & FOTO: Gol Aberto – YouTube – Prefeitura de Jacutinga – Rsssf Brasil
show de bola.
Exatamente! rsrs
Gerson,
Vi uma foto da Prefeitura de Jacutinga, com fotos dos vencedores de Bocha (acho!)
E, há do Cruzeiro. Apesar de não ser possível ver o escudo, parece que atualmente
o escudo é outro!
Mas, em se tratando do modelo da época em que o clube participou… Ficou de acordo! Rsrs
Abração!
Agora que vi que é o mesmo vídeo que tinha o link.
Sérgio,
segue outro vídeo bem legal:
Cruzeiro/J x Olimpic de Barbacena (jogo de 1986).
https://www.youtube.com/watch?v=sf5Ox4uxmgo