O Funorte Esporte Clube (FEC) é uma agremiação da cidade de Montes Carlos (MG). Com Sede na BR 251 – Recanto dos Araças, em Montes Claros, o clube foi Fundado no dia 04 de Maio de 2007, com um time de futebol universitário e, com o tempo, conquistou consecutivas vitórias em competições locais e regionais.
Tudo isso aliado ao entusiasmo de atletas e diretores das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE e importantes parceiros transformaram o sonho em realidade. Hoje, o FEC conta com uma população de mais de 500 mil torcedores.
Com a garra e disposição dos atletas, o Funorte Esporte Clube, através também das Faculdades FUNORTE, da Associação Educativa do Brasil – SOEBRAS e outras empresas patrocinadoras do time, firmou uma parceria com educadores portugueses.
Além das parcerias, o Formigão recebeu o incentivo do entusiasta e idealizador do projeto, o prefeito de Montes Claros e professor Ruy Muniz, contando com o apoio dos dinâmicos diretores Cristiano Júnior, Adão Pacheco e Jeibson Moura.
A eles, o professor Ruy deu a missão de iniciar os trabalhos de profissionalização e manutenção de um clube de Futebol. O primeiro passou foi iniciar o processo de legalização da documentação do Clube, e em seguida criar um estatuto específico, o escudo e até mesmo o mascote – Formigão – idealizado por Cristiano Júnior.
O time começou sua carreira com participações em competições amadoras e jogos universitários até se firmar como equipe profissional. Em 2003, o Funorte disputou o campeonato amador de Montes Claros. Em 2004, a equipe foi a principal investidora e incentivadora dos JIMIS – Jogos do Interior de Minas, nos quais a equipe de futebol de campo sub-17 consagrou-se campeã entre as mais de 100 cidades que disputaram a competição.
Em seguida, vieram os títulos dos Jogos Universitários de Montes Claros, nos quais a equipe foi tetracampeã na modalidade de futebol, nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006. Logo depois, a equipe do Funorte disputou os JUMS – Jogos Universitários Mineiros de 2006 em Divinópolis, onde a equipe se tornou vice-campeã mineira. Em 2007, a equipe disputou novamente os JUMS em Montes Claros e terminou a competição em terceiro lugar.
Em 2007, o Funorte filia-se a Federação Mineira de Futebol e, desde então, passava a disputar o campeonato em nível profissional em quatro categorias: infantil, juvenil, juniores e profissional. A cada ano que se passa, vem alçando novos voos no cenário esportivo de Minas Gerais e do Brasil. Naquele ano, além da corrida para o título universitário mineiro, ocorreu a disputa do estadual nas categorias infantil, juvenil e júnior, com boa participação do FUNORTE em todas elas.
Participou ainda do Campeonato Mineiro da segunda divisão daquele ano, bem como em 2008. Em 2007, a diretoria decidiu definir o Centro de Treinamento (CT) do clube nas antigas dependências da Fábrica Aymoré, no bairro Distrito Industrial de Montes Claros.
Em maio de 2009, o Formigão comemorou dois anos de fundação, com um nome respeitado na história do futebol montesclarense e mineiro. A equipe fundada pelo professor Ruy Muniz já é conhecida em toda Minas Gerais, principalmente após a conquista do título mineiro da segunda divisão em 2008, garantindo o acesso para o campeonato mineiro da primeira divisão, módulo B.
Também em 2008, conquistou o título de Campeão Mineiro do Interior com a equipe de Juniores, terminando o campeonato em terceiro lugar geral, atrás somente do América (MG) e Atlético (MG), ficando inclusive à frente do poderoso Cruzeiro.
Em 2009, disputando o módulo B do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão pela primeira vez, o Funorte terminou na quarta colocação, ganhando destaque em todo o estado. Já no 2º. Semestre de 2009 a equipe terá pela frente a Taça Minas Gerais que poderá colocar o FUNORTE na disputa da Copa do Brasil em 2010.
Além disso, outros caminhos estão sendo traçados pelo time do Funorte, nas categorias de base. O time júnior irá disputar a o campeonato Mineiro de Juniores, e preparar sua equipe para a disputa da Taça São Paulo em Janeiro de 2010 após ter assegurado a vaga no campeonato mineiro de 2008.
Para o diretor financeiro, Cristiano Júnior o Funorte é um projeto audacioso, com alicerces firmes e projeto capaz de sustentar um time profissional na região. Para tanto, a diretoria do clube investiu alto e implantou várias modalidades, além da equipe profissional e das categorias de base do futebol, há também equipes no Futsal, Handebol, Ciclismo, Karatê, Box, Xadrez, e Motocross, no qual grandes atletas de excelentes performance representam o Clube nos campeonatos pelo Brasil e pelo Mundo.
Nesses últimos 24 meses, o FUNORTE ESPORTE CLUBE tem demarcado território e ganhado notoriedade no mundo esportivo. No início da carreira, ainda como time amador, a equipe sagrou-se tetracampeão universitária de Montes Claros com atletas como: Dinha, Heberth Halley, Daniel Candango, Fabinho, Andrey Souza, Paulinho Alkimin, Magal, Lantony, Clayton, Leo, sob o comando do treinador Paulo César Neves, que teve uma importante contribuição para a formação da equipe universitária do Funorte. Também contribuíram para que o crescimento do time universitário do FUNORTE os profissionais Nêgo, Jeibson Moura, Jomar Almeida, Walter Moura, Flávio Camilo, Cássio Maia, dentre outros.
Hoje, o time profissional conta com referencias e experientes jogadores como: Ditinho, Odair, Bráulio, Everaldo, Vitor, Andrezinho, Wemerson, Wellington Dias, Cafu. O Funorte se tornou realidade do Futebol Mineiro e orgulho para o povo de Montes Claros e Norte Mineiro, que há anos não se via representando por um time profissional.
FONTE & FOTO: Site do clube