Companheiros do blog, tenho acompanhado estes últimos dias o noticiário que envolve a realização da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil daqui a 4 anos, segundo um dos diretores da FIFA que fez criticas ao cronograma das obras no estádios das cidades sedes que estão muito atrasadas e foi duramente criticado por todos os setores de todas as midias e claro os politicos do governo e até mesmo os da oposição, a realização do Mundial aqui é um risco duplo, para a garantia que será um sucesso de organização, pois tanto em 2010 ano em que as obras teriam de estar a toda polpa com tudo já aprovado com custos e financiamentos aprovados, incentivos fiscais etc… e em 2014 ano da realização da maior competição do futebol mundial, são anos politicos com eleição para o cargo maximo que é o de presidente da nação, além de governadores, senadores e deputados federais e estaduais; é claro que não somos mais bobos de platão para sabermos que a tal burocrácia referida pelo atraso já imenso das obras são as desculpas mais descaradas para se esclarecer tais fatos.
Ora vejamos, sabemos que por de trás de tudo que tem concorrência ou licitação pública nesse país é alvo de olho grosso e ganância de politicos e num ano de eleição agora e em 2014 é bom ficarmos de olho com o que vão fazer com o dinheiro público e com o privado também, se os governantes estão esperando o resaultado das urnas em outubro ainda para confirmarem se vão continuar mais quatro anos e ai alevancarem as obras a passos de papa-léguas ou perderem e ver o outro grupo de oposição assumir o camando de tudo. Quando a Copa do Mundo vem a ser realizada em países em desenvolvimento acontece atrasos sim vejamos na Africa do Sul que luta dia e noite a poucos dias de abertura nem tudo está pronto mesmo assim no ano passado a Copa da Confederações passou no teste, e aqui será que em 2013 estará quase tudo com pelo menos 80% das obras prontas e em todos os setores, não só na reformulação e construçãos de novos estádios como infra estruturas de transportes, hotelarias, hospitais e turisticas.
No Rio de Janeiro desde o ano passado o Maracanã seria fechado para o inicio das obras, mais até hoje Flamengo e Fluminense vem adiando por motivos de seus jogos, o Flamengo esta na proxima fase da Libertadores, o campeonato brasileiro se iniciou hoje e ai vai se arrolando a burrocracia é isso mesmo nesse caso, aqui em Salvador é pior pois o Governo promete e pelo que estou vendo em off pelas informações de pessoas conhecidas que trabalham no governo daqui, não sei não o novo estádio que será construido onde era a Fonte Nova é cada dia uma enrrolação maior, vai terminar o governo Bahia de Todos Nós perdendo a sede para outra cidade, aqui esta semana começaram a por tapumes de madeira em volta da velha Fonte será que agora vai?
Assim bem como em outras cidades esta tudo atrasada, mais como o maior mandatário politico da nação é um aspirante da David Copperfield ou o Ilusionista a tal burocrácia ou burrocrácia não será empeçilho para 2014 e para as Olimpiadas no Rio em 2016 é pagar para ver.
Obs: Se aqui no blog tem algum candidato a qualquer cargo politico ou seja um politico com experiência favor não tomar o artigo como ofensa, sei que meu caro Antonio Mario Ielo foi ou ainda é Prefeito em Botucatu/SP e é um politico serio e fez um bom trabalho na sua cidade segundo li em alguns sites.
Galdino e amigos
Infelizmente, é burocracia mesmo. Explico:
Os orçamentos do poder executivo (federal, estadual e municipal) são anuais, com planejamento obrigatório aprovados pelo poder legislativo, com uma antecedência de 2 anos ou mais. O que estão sendo inaugurados neste ano (eleitoral) foi planejado em 2007, ano da escolha do Brasil como sede.
Assim, o que foi planejado em 2008 e 2009, só acontecerá em 2010 e 2011, ou seja, este ano e o ano que vem. Importante lembrar que as cidades sedes só foram escolhidas em maio de 2009.
Os governos são em 4 em 4 anos, assim o poder executivo estadual se preparou em 2007 e 2008 para executar seu plano de governo que não constava ainda as obras para a Copa do Mundo, que aconteceu em 2009 e continua em 2010. Isto somado com as incertezas reais de continuidade de governo. Como iniciar uma obra em final de mandato? Com quê lastro orçamentário?
Construir estádios não é nenhum “bicho-de-7-cabeças” e, 3 anos é tempo suficiente para construir e equipar muitos estádios. Portanto, as obras só começaram com os orçamentos de 2011, e serão inauguradas pelos futuros governadores eleitos.
Espero que tudo já esteja planejado e programado para que isto ocorra.
O representante da FIFA fez o seu papel de cobrar o andamento dos projetos e sua execução.
Este governo Federal implantou o Portal da Transparência, site oficial que publica todos os gastos públicos federais e suas aplicações. Neste site, além de poder acompanhar todos os gastos federais, também se pode fazer denuncias de desvio de verbas, sem precisar ser identificado. Recomendo a todos a conhecerem, acompanharem e fiscalizarem todas as verbas disponibilizadas para a Copa do Mundo. É importante a fiscalização de todos.
Bom, o maior mandatário político da nação, já fez a primeira “mágica” em conseguir a aprovação dos países desenvolvidos para a realização da Copa do Mundo, e de quebra as Olimpíadas. Foi reservado orçamento para os investimentos (PAC2) e financiamentos pelo BNDES (atualmente, 2º maior Banco do mundo em volume de financiamento). O “Cara” enfrentou a crise como se ela fosse uma “marolinha”, aumentou os gastos com o “Bolsa Família” e reduziu impostos retirando da própria carne. Saímos da crise mundial na frente, como um artilheiro que tem fome de gol, e na zaga, ficou de garantia o Pré Sal.
Enfrentei o mesmo desafio em minha cidade, claro que, respeitando as proporções.
Botucatu em toda sua história, nunca tinha realizado os Jogos Abertos do Interior, maior evento esportivo do Estado, com 10.000 atletas participantes de 200 cidades.
Para poder sediar tal evento, a cidade precisa ser eleita pelos representantes de todas as outras do estado, em votação aberta no plenário.
Conseguimos esta “mágica” de sermos eleito cidade sede em 2003, para realizarmos em 2005, um ano após o termino do meu mandato. Tivemos então a aprovação das cidades como Santos, São Jose do Rio Preto, Araçatuba, Osasco, Guarulhos, São Carlos, Araraquara, Diadema, Bauru, Franca, entres outras cidades. Ganhamos em primeiro turno de Ribeirão Preto e Americana, cidades bem maiores que a nossa.
Fui acusado na época de “demagogo” pelos adversários e pela imprensa, pois disseram: “Botucatu não teria condições nenhuma de realizar tamanho evento e eu iria sair do governo antes dos Jogos, deixando uma bomba relógio ao meu sucessor”.
Fui aprovado pela população com minha reeleição, e com o apoio de todos, realizamos os melhores Jogos Abertos dos últimos 10 anos, palavras de João Palomino da ESPN e de Lars Grael, então Secretário de Esporte do Estado.
Nós planejamos as obras de infra-estrutura esportiva em 2002 e 2003, e executamos em 2004 e 2005. Reservamos um superávit de verbas municipais, somados as verbas estaduais e federais para sua execução.
Um sonho se torna realidade quando todos sonham juntos…
Abs.