Ubá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. É considerado o principal polo moveleiro do estado. Além dos móveis de qualidade, o município é reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome e cresce com fartura na região.
O Sport Club Aymorés, sediado na cidade de Ubá, foi fundado na data de 17 de maio de 1923. O primeiro nome cogitado foi Santa Cruz, provavelmente por se localizar no bairro homônimo.
Seu primeiro adversário foi uma equipe da cidade mineira de Visconde do Rio Branco, denominada Batista de Oliveira, nome do presidente da câmara municipal daquela cidade. O Aymorés venceu por 2×0.
Em pé: Tota – Zizito – Paulo – Zizinho Brando – Zé Fita – Itim – Abilhinho e Simões. Agachados: Dante – Mundinho -Pinha – Sonino – Urias e Elito.
O Alviceleste conquistou dez vezes o campeonato da Zona da Mata, sete vezes o campeonato regional e foi durante muitas vezes campeão municipal. A última grande conquista do Sport Club Aymorés foi em 1996, campeonato regional de futebol da categoria principal. Jogando em casa no estádio Afonso de Carvalho, em partida memorável, depois de empatar no tempo normal por 2×2 diante de seu maior rival, o Esporte Clube Itararé, de Tocantins, o Aymorés venceu nos pênaltis por 5×4.
O Aymorés participou do Campeonato da Segunda Divisão de profissionais da Federação Mineira de Futebol, nas décadas de 80 e 90.
Guará e Nicola são os principais nomes de jogadores que já vestiram a camisa azul e branca do Aymorés.
Entretanto, a torcida de Ubá se orgulha muito por haver tido o imortal Ary (compositor Ari Barroso), como atleta ubaense. Ele era o camisa número 1 do Botafogo, extinto clube da cidade. Devido a sua miopia, ele usava óculos e atuava com os mesmos).
Fontes: Wikipédia – relíquias do futebol – blog do narrador esportivo Fernando de Lélis
OBS: muito embora conste do livro “Corpo Azul”, de Rosalvo Braga Soares, que a data de fundação do S.C. Aymorés seja 17 de maio de 1923, o blog scaymoresblogspot.com, aponta como sua fundação a data de 16 de maio de 1926.