O Esporte Clube Maria Amália foi uma agremiação do Município de Curvelo (MG). Fundado no dia 09 de Fevereiro de 1944, por funcionários da A Fábrica Maria Amália, de propriedade da Companhia Têxtil Othon Bezerra de Mello. A sua Sede ficava na Avenida Saroba, s/n, no Bairro Maria Amália, em Curvelo. Além do futebol, a fábrica apoiava eventos para os seus empregados como animados bailes e horas dançantes aos seus 800 associados, salões de jogos, bar e restaurante.
TRÊS VEZES NA SEGUNDONA MINEIRA
O Maria Amália participou do Campeonato Mineiro Segunda Divisão em três oportunidades: 1964, 1965 e 1966, onde mandava os seus jogos no Estádio Amin Tanure. Em 1964, o Maria Amália terminou na 5ª colocação na sua chave (11 pontos, em 14 jogos: quatro vitórias, três empates e sete empates; 19 gols pró e 25 contra). Apenas o campeão avançava.
Em 1965, o Maria Amália foi o vencedor do Grupo II. Em cinco jogos, somou sete pontos, com três vitórias, um empate e uma derrota; marcando 13 gols e sofrendo sete. No entanto, não se sabe a razão do time não se classificado para a fase seguinte. Na sua última participação na Segundona Mineira, até o presente momento não há registros dos resultados. A única certeza é que o Maria Amália não se classificou para a fase seguinte da competição daquele ano.
PS 1 & 2: Não confundir essa equipe com a atual, chamada Maria Amália Esporte Clube (Fundada em 1987). Para não abarrotar de imagens, não publicarei o escudo da década de 50. Numa outra oportunidade postarei.
FONTES & FOTOS: Site do Maria Amália EC – Liga Curvelana de Desportos (LCD) – Jornal Grande Sertão – Rsssf Brasil