Esporte Clube Floresta – Uberlândia (MG): Fundado em 1946

O Esporte Clube Floresta é uma agremiação da cidade de Uberlândia (MG). O Dragão da Vila foi Fundado no dia em 13 de Junho de 1946, tendo a sua Sede localizada na Rua do Paiol, 344, no Bairro Minas Gerais, em Uberlândia. O clube nasceu no extinto Bairro Operário, que hoje transformou no Aparecida, porém, a sede fica no Bairro Minas Gerais, onde tem uma quadra e ocorre as reuniões e as famosas resenhas com os jogadores.

Time posado de 1961 que marcou história no futebol profissional

No Triângulo Mineiro existia uma grande rivalidade entre Uberaba Sport, Ituiutaba, Nacional de Uberaba, Uberlândia, Araguari e o próprio Fluminense de Araguari na década de 60, época em que o Floresta era um time profissional.

No entanto, segundo o presidente do Conselho do clube, José Aparecido Martins, os grandes adversários da época eram os clubes da cidade de Araguari. “O maior feito sem dúvida do time foi ganhar dos times de Araguari na década de 60. Naquela época o time do Uberlândia perdia para eles dentro e fora de casa. E nós fomos lá e vencemos. Isso vai ficar marcado, tínhamos um time muito bom, e de atleta jovens que depois jogou clubes famosos“, contou o presidente do Conselho.

Os vices campeonatos do Mineiro ocorreram em 1964, e 65, cerca de 20 anos após a fundação, em 13 de junho de 1946. Com a segunda colocação, seria natural que no ano seguinte disputasse a elite do futebol de Minas Gerais. Mas não. Na década de 60, o acesso era apenas para o clube campeão.

Muito difícil manter o futebol profissional. A questão foi mesmo financeira, não dava para manter, era um custo elevado. Hoje e antigamente, para fazer futebol envolve patrocínios altos, temos custo muito alto de viagens, e é por isso que o clube voltou para o amador“, explicou Célio Magalhães, atual presidente.

SEGUNDONA MINEIRA

Dentre os títulos, constam o Campeonato Citadino da 1ª Divisão de 1962 e 1963, e da Segunda Divisão de 1997, 2002 e 2011, organizadas pela Liga Uberlandense de Futebol (LUF). Na esfera profissional representou com brilhantismo a Cidade de Uberlândia no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1963,1964 e 1965.

É a mais antiga agremiação em atividade do futebol amador da cidade, instituído na antiga vila operaria, que possui a filosofia de criar o atleta e aperfeiçoar o homem; É também o único time amador da Cidade que possui patrimônio consolidado.

CELEIRO DE TALENTOS

O Floresta se destacou no cenário profissional como formador de jogadores. Dos jogadores que brilharam com outras camisas atuaram na década de 60. O time uberlandense revelou o goleiro Nêgo (Cruzeiro), o atacante Andes (Portuguesa de Desportos), o zagueiro Marrom (Atlético-MG), e também o meio-campista Cairo. Este tratado como um astro na época, e que hoje mora em Uberlândia.

Ele lembra que o Floresta jogava de igual para igual com todos, mesmo com os atletas que não eram profissionais. “Lembro dos jogos contra Itaúna, Nacional de Uberaba, mas nosso time não era de jogadores considerados profissionais. A gente trabalhava em outros lugares, não tínhamos salários e mesmo assim jogamos o Campeonato Mineiro. Eu por exemplo, era representante comercial, conciliava com o futebol, e fazíamos jogos bem equilibrados porque o time era muito bom – disse Cairo, que está com 78 anos.

Uma formação que não sai da cabeça de Cairo tem os seguintes jogadores: Nêgo (goleiro); Ninho (lateral-direito), Nego Branco, Gato (zagueiros) e Aroldo (lateral-esquerdo); Itelino, Cairo e Euripinho (meios-campistas); Gersino, Andes, Fausto (atacantes)”.

 

FONTES: Página do clube no Facebook – Globoesporte.com – Gullit Pacielle

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *