Clube Esportivo União – Francisco Beltrão (PR): Campeão da Segundona Paranaense de 1979

O História do Futebol busca por meio de seus membros pesquisadores ajudar em juntar ‘os pontos perdidos’ do nosso esporte bretão. Contudo, também ganhamos o reforço de outros pesquisadores e agora dos internautas que vem colaborando com novas descobertas ou mesmo novidades.

O internauta Júnior Mizerski nos enviou o escudo do Clube Esportivo União (CEU), uma agremiação da cidade de Francisco Beltrão (PR). Essa equipe se prepara para retornar aos gramados em 2016, após 23 anos longe do futebol profissional.

O clube Alvianil foi Fundado no dia 15 de Fevereiro de 1956, como Esporte Clube União, enquanto o Estádio Anilado (inaugurado em 1953 pela diretoria do CEU, porém repassado aos cuidados do município, em 1993), com capacidade para 10 mil pessoas; fica na Rua Tenente Camargo, s/n, Nossa Senhora Aparecida, em Francisco Beltrão.

Bandeira do CEU

HISTÓRIA

O CEU  debutou na esfera profissional no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão de 1967, ficando na primeira fase. A mesma campanha se repetiu em 1968. Desapontada, a diretoria decidiu se afastar das competições profissionais, só retornado na Segundona de 1977, mas, novamente ficou na primeira fase, se repetindo na temporada seguinte.

Escudo e uniforme de 1960

CAMPEÃO DA SEGUNDONA DE 1979

Contudo, o clube não desanimou e conseguiu o seu maior feito: conquistando o título do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão de 1979. Três anos depois, por pouco não faturou mais um caneco ao ficar com vice-campeonato da Segundona, em 1982, perdendo na final para o Pinheiros, de Curitiba. O CEU  ainda participou do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão em 1983, 1984, 1986 e 1988. Após os insucessos, o CEU mais uma vez resolveu se afastar o futebol profissional.

Time posado de 1960

RETORNO

Em 2010 foi cogitada a possibilidade do clube disputar o Campeonato Paranaense da Terceira Divisão, porém o presidente Severino Soranso descartou a participação no certame. Este ano (2015), as atividades foram retomadas e o clube voltará a ativa participando da Série bronze, no próximo ano (2016).

 

FONTES: Página do Clube no Facebook – Redação em Campo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *