Esporte Clube Palmeirense – Ponte Nova (MG): Fundado em 1943

O Esporte Clube Palmeirense é uma agremiação da cidade de Ponte Nova (MG). A sua Sede fica na Rua Aldo Aviani, 91, no Bairro de Guarapiranga, em Ponte Nova. O clube foi Fundado no dia 10 de Outubro de 1943. O Palmeirense disputou o Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em 1961, 1962. Seu mascote é o Índio.

HISTÓRIA

A agremiação esportiva ganhou o nome de Palmeirense (natural de Palmeiras) por causa do bairro, criado em 1896, pelo então prefeito de Ponte Nova, José Mariano Duarte Lanna. Em 1913, surgiu o Palmeiras (o 1º nome do Palmeirense). O nome da agremiação de Palmeiras era Brasil Futebol Clube e usava camisa amarela. A unificação das equipes de futebol de Palmeiras se deu em 10 de outubro de 1943.

A partir dessa data foi fundado oficialmente o Esporte Clube Palmeirense, reunindo todos os desportivas do bairro sob uma mesma bandeira. O ato aconteceu no Cine Brasil. A assembléia foi presidida pelo professor Antônio do Carmo Pinheiro.

A primeira diretoria ficou formada da seguinte maneira:

Presidente de Honra: Jorge Gonçalves;

Presidente: José Jorge;

Vice-Presidente: Abel Pesqueira Moreira;

Secretário Geral: Helder de Aquino;

1º Secretário: Jorge Jota da Luz;

2º Secretário: José Luiz Tavares;

1º Tesoureiro: Cristovão de Castro Castor;

2º Tesoureiro: Lauro Soares;

Diretor de Esportes: Mário Martins do Nascimento;

Diretor Técnico: Geraldo Nascimento;

Orador Oficial: Mário Rodrigues Seabra;

Conselho Fiscal: Antônio do Carmo Pinheiro, Joaquim Soares Filho e Antônio Gomes Queiroz;

Comissão de Sindicância: Atanásio Gonçalves dos Reis, João Soares Ferreira e Júlio Policarpo Gomes;

A luta para conseguir o Estádio Mário Lobo

Estádio Mário Lobo: Nos anos que se seguiram, as reuniões da diretoria eram realizadas no Cine Brasil ou nas residências dos diretores. Em 10 de maio de 1948, foi alugado um salão de propriedade do Sr. Helder de Aquino para ali funcionar a Sede Social do Alvinegro.

Um pouco antes, em 1945, o então presidente Antônio Gomes Queiroz (Ninico) anuncia o início da construção do Estádio de Futebol, no alto do Pau D’alho. O Decreto-Lei nº 92, doando o terreno do campo, foi assinado pelo prefeito Cid Martins Soares, no dia 06 de novembro de 1946.

A construção do Estádio teve na pessoa do professor José Maria da Fonseca um importante e decisivo empenho.

No ano de 1949, o Palmeirense tornou-se campeão da cidade jogando no seu Estádio. Até 1961, o local não sofreu grandes alterações. Neste ano, sob a presidência de Mário Lobo (nome oficial do Estádio), foram construídas as arquibancadas e instalado o alambrado.

 

FONTES: Site do clube – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Esporte Clube Palmeirense – Ponte Nova (MG): Fundado em 1943

  1. KILDER CEZARIO DOS SANTOS

    gostaria de saber se vcs tem arquivo de foto fui bi campeao juvenil na epoca fernando era meu treinado e meu treinador de goleiro foi bitu nao me lembro se foi 2003 e 2004 ou 2006 e 2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *