Pontenovense Futebol Clube – Ponte Nova – MG

                                        ESCUDO E UNIFORME DOS ANOS SETENTA

                                                                           …

Tudo começou em 1911, quando um grupo de cidadãos pontenovenses resolveu criar um clube de futebol.

Na realidade, o interesse por aquele esporte de origem bretã vinha crescendo nas grandes cidades brasileiras.

Depois das primeiras reuniões, aqueles senhores fundaram, festivamente, o Pontenovense Foot-Ball Club, no dia 11 de outubro de 1911.

O médico, fazendeiro e, então, governante de Ponte Nova, Caetano Machado da Fonseca Marinho cedeu uma vasta área plana, da sua Fazenda do Engenho, para os treinos do time. Em 1913, o “stadium” já contava com os vestiários e os serviços de água e luz.

A primeira grande vitória do Clube, em uma partida oficial, ocorreu em 1914, quando ele derrotou a equipe da vizinha cidade de Viçosa. Em outras excursões, como às cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, o time local obteve vitórias memoráveis.

O Pontenovense se estruturou com o passar do tempo. Em 1923 foi publicado o seu primeiro Estatuto. Em 1926 foi criada, também de forma pioneira na região, a equipe de basquetebol e em 1929 foi instalado o seu Departamento Recreativo.

No dia 18 de agosto de 1935, quando a Sede Social ainda funcionava em imóvel alugado, foi inaugurada a Praça de Esportes, numa vasta área adquirida três anos antes, na Vila Oliveira. Aquele espaço ainda possuía quadras para a prática de vôlei, basquete e tênis.

O ano de 1950 também marca a história do Pontenovense. Com festas suntuosas inaugura-se a Sede Social, construída na Avenida Caetano Marinho, 278, no Centro de Ponte Nova.

Sete anos mais tarde, com as ruidosas apresentações dos “Aqualoucos” e do campeão sul americano de Saltos Ornamentais, foram inauguradas as duas piscinas da Praça de Esportes.

No ano de 2011, o Pontenovense Futebol Clube completou 100 anos de história e de muitas glórias.

 

 

                                  ESCUDO E UNIFORME DOS DIAS ATUAIS

 

Fonte: Extraído do texto “Pontenovense Futebol Clube, 100 Anos de Muita História” – de Antonio Brant – 2011

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *