Independente Atlético Clube – Garanhuns (PE): Fundado em 1971

O Independente Atlético Clube foi uma agremiação da Cidade de Garanhuns (PE). O ‘Iaque’ foi Fundado numa sexta-feira, do 19 de Novembro de 1971, por alunos do Colégio Agobar Valença, liderados por Onias Lima, o idealizador do projeto.

A sua Sede provisória ficava na Rua Dom José, 62, no Bairro Santo Antônio. No dia 25 de maio de 1973, o Iaque fez um acordo com outro clube da cidade: Sport Club Garanhuns (Fundado no dia 11 de Outubro de 1919).  Na época o Independente ainda procura uma sede própria, enquanto o SC Garanhuns estava com fechada a mais de um ano.

Primeira Sede

Com isso, a Sede foi arrendada pelo Iaque, situada na Praça Souto Maior, s/n, no Bairro de Heliópolis, em Garanhuns, que contava com duas formas de manter o clube: uma verba vinda da prefeitura local e também o IAC-Som, que se firmou no Agreste como uma das melhores conjuntos musicais. Posteriormente, o Iaque aumentou a sua arrecadação com os bailes de carnaval, dançantes e os bingos.

Instalado, o Independente participou da sua primeira competição importante: a Copa Governador Eraldo Gueiros (Copa do Interior) de 1973. Após uma boa campanha, veio o 1º título: campeão do Torneio Início Citadino de 1974, organizado pela Liga Desportiva Garanhuense (LDG) ao vencer na decisão o rival Sete de Setembro.

Para chegar ao título,  O ‘Iaque’ eliminou o Centro Lagedo e Cruzeiro, ambos nos pênaltis;  e na final, bateu o Sete de Setembro por 1 a 0, gol de Toinho, no Estádio da Avenida Rui Barbosa (Renda de 1.115 cruzeiros). A equipe campeã, comandada por José Elói foi a campo com a seguinte formação: Carioca; Arnaldo, Orlando, Clóvis e Mazinho; Toinho e Isnar; Araujo, Padeiro, Galindo e Maurício.

Em 1977, participou do Campeonato Pernambucano de 2ª Divisão, terminando na 7ª colocação. Time-base de 1977: Duínha; Silva, Mazinho, Ivan e Fernando; Vada e Zé Oliveira; Marcos I, Ismar, Deuzito e Marcelo (Marcos II). Técnico: Silveira

FONTES & FOTOS: Revista Placar – Diário de Pernambuco – Google Maps

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Independente Atlético Clube – Garanhuns (PE): Fundado em 1971

  1. Carlos Lins

    Fiz parte da formação original do IAC SOM, juntamente com Valdir Mansour (guitarra solo), José Carlos Espinhara (bateria), Romero (contra-baixo) e o percursionista, me parece que ele era conhecido como “Tonho”.

  2. Carlos Lins

    Toquei no IAC SOM, na sua formação original, com Valdir Mansour (guitarra solo), José Carlos Espinhara (bateria), Romero (contra-baixo) e o percursionista que não recordo bem o nome dele, me parece que ele era conhecido como “Tonho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *