A União Tijucana de Esportes foi uma agremiação da cidade de Ituiutaba (MG). Fundado em 1971, graças a usão das três principais equipes da cidade: Boa Esporte, Ituiutabana e o Atlético-IT, que disputavam a Divisão de Acesso desde a sua criação em 1961.
Na ocasião, a prefeitura dispunha de uma verba para os clubes e achou melhor propor a fusão do que dividir o valor aos três times. Entre 1972 e 1977 o futebol de Ituiutaba teve apenas um representante no Campeonato Mineiro. O clube mandava os seus jogos no Estádio da Fazendinha (fundada em 30 de abril de 1947 pelo Grupo Cancella).
A União Tijucana disputou o Torneio Eliminatório para o Campeonato Mineiro de 1972, mas não obteve a vaga para o Estadual. Em 1973 foi convidada para a disputa da 1ª edição da Taça Minas Gerais e teve a oportunidade de enfrentar, pela primeira vez, as grandes forças do Estado.
A vitória por 1 a 0 sobre Atlético Mineiro (gol de Geada), no Estádio Fazendinha, serviu de consolo para a má campanha do time. Entre 1973 a 1975 a União Tijucana de Esporte conseguiu sua classificação no Torneio Eliminatório para a disputa do Campeonato Mineiro.
Nos dois primeiros anos não conseguiu passar da 1ª fase terminando o certame na 10ª colocação geral em ambos. Em 1975 teve a sua melhor participação, quando conseguiu se classificar para a 2ª fase, mas foi eliminada e terminou a disputa como 8ª colocada.
Em 1976 não obteve a classificação no Torneio Eliminatório e ficou fora do Campeonato Mineiro. Ainda em 1976 não enviou representante na reunião do conselho divisional que iria definir o Torneio Eliminatório para o Campeonato de 1977 e, por isso, foi rebaixado para a divisão de acesso.
Após o episódio, a União Tijucana de Esportes se dissolveu, após quatro anos de existência. O Ituiutaba Esporte Clube e a Associação Esportiva Ituiutabana retornaram as suas atividades. O Atlético Clube Ituiutabano se extinguiu.
FONTE: Wikipédia – Revista Placar