Públicos pequenos viram rotina nos Estaduais e soluções ainda parecem distantes. Cada vez mais desvalorizados por conta do apertado calendário brasileiro, os campeonatos estaduais sofrem um mal comum: a falta de público. Poucas iniciativas, como a troca de notas fiscais por ingresso em Pernambuco, tentam resolver o problema. E pior: há clubes que já desistiram de atrair torcedores em tais competições. É o caso, por exemplo, do São Paulo. Segundo o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha, aos problemas de organização do Campeonato Paulista fizeram com o que o clube minimizasse o baixo público em algumas partidas. – Os horários são horrorosos. Chegamos a jogar quinta-feira às 21h50. é muito sacrifício para o torcedor. Além disso, não teremos mando de campo nos clássicos. Por fim, o campeonato está inchado, são 23 datas. É um absurdo isso. Enfrentamos times com acomodações ruins, sem tradição. Sou a favor dos regionais, mas têm de ser enxugado – ressaltou. Os números comprovam a perda de audiência do Paulistão. A média de público do torneio do ano passado foi de 10.773 pagantes por jogo. Em 2010, caiu para 4.823.
Reclamações:
Inchaço: os clubes reclamam do grande número de participantes nos estaduais. Segundo eles, jogos contra rivais inexpressivos também ajudam a afastar o público.
Calendário: clubes que, por exemplo, participam da Libertadores acabam poupando atletas nos Estaduais, que perdem força sem a garantia de suas principais estrelas. Além disso, os torcedores preferem gastar com ingresso para torneios de maior importância.
Horários: há reclamações em relação aos horários de algumas partidas, como aquelas às 21h50 durante a semana.
Fonte: Jornal Lance.
O GRANDE PROBLEMA dos estaduais se chama MÍDIA, ela se tornou um bicho voraz atrás de dinheiro e isso matou os estaduais, existe uma campanha sistemática de menosprezar os estaduais e isso acaba passando aos torcedores que dão preferência aos demais campeonatos.A ponto de hoje em dia o time ser campeão carioca, paulista, mineiro..etc não valer nada, só ver os comentários dos “experts” vão logo falando que time tal no brasileiro que vai realmente saber seu valor e por aí afora, o torcedor que já tem seu dinheiro contado não pensa duas vezes, pq vou num jogo que o meu adversario vai dizer que vale pouco e isso vira uma bola de neve porque as prefeituras do interior param de investir nos clubes, os da capital passam a ter menos jogadores vindos dos grandes por causa dessa mania de priorizar tal campeonato fazendo com que o clube grande tenha um elenco enorme e por aí vai.E ele conseguiram, os estaduais estão falidos GRAÇAS A MÍDIA.
Temos que ver os dois lados da moeda,por exemplo,um jogo pro São Paulo contra Linense,para o clube poderá ser inexpressivo,mas analisando o lado do Linense,seria o jogo da vida deles..
Os clubes grande,CBF e outro orgãos tem que aprender que nem tudo gira em torno deles,acabando com estaduais,iria acabar com os times pequenos,pois essem não se sentiriam mais atraidos em fazer enormes viagens,sem uma motivação a mais,que seria jogar com times grandes..acho essa ideia acima,pura idiotisse.