Caso os meus cálculos não estejam errados, vou apresentar o 25º clube encontrado nas minhas pesquisas, que disputou o Campeonato da Segunda Divisão Pernambucana ao longo de sua história. Trata-se do Locomoção Esporte Clube, que é uma agremiação da cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE). Este foi mais um clube criado por ferroviários. O alvi-azulino foi Fundado no dia 21 de Abril de 1937, por funcionários da ‘officinas da Locomoção’. O Locomoção mandava os seus jogos no campo do Portela.
A Sede ficava no Centro Social dos Ferroviários. Atualmente, o Locomoção se resume ao seu modesto campo (Estádio Dr. Manoel Leão), localizado na Rua Cascata De Baixo, Jaboatão dos Guararapes (possível visualizá-lo pelo Google Maps).
O escudo do Locomoção foi encontrado, justamente, na entrada do seu modesto Estádio Dr. Manoel Leão, que fica localizado na Rua Cascata De Baixo, Jaboatão dos Guararapes.
TRICAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO
O clube ingressou na Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT), em 1938. Já na Federação Pernambucana de Desportos (FPD) faturou os títulos de Campeão do Campeonato da Segunda Divisão de 1954, 1967 e 1969; Vice da Segundona em 1966 e 2º lugar no Campeonato do Interior de 1968.
Após o título Invicto de 1967, a diretoria do Locomoção procurou trabalhar nos bastidores para que o time ingressasse no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1969. A princípio a manobra política chegou a funcionar a tal ponto que a notícia foi veiculada na imprensa.
PRESIDENTE “GARANTIU” O CLUBE NA ELITE DE 1969, MAS…
No dia 23 de abril de 1968, em solenidade da posse da nova diretoria, o novo presidente do Locomoção, Manuel Eufrásio dos Santos, após ser empossado, assegurou que o clube estava garantido na ‘Elite do futebol pernambucano‘ de 1969: “Assim é que toda a diretoria vai à luta, a fim de que, no próximo ano, estejamos participando do certamente da FPF (1ª Divisão), que é a nossa meta este ano”, frisou.
Após o discurso, Manuel Eufrásio dos Santos, tratou de buscar o apoio financeiro dos desportistas Jaboatonenses, a fim de poder montar uma equipe forte para o certame de 1969. Contudo, a “garantia” se desfez a partir do momento em que o clube não obteve nenhum respaldo dos desportivas, comerciantes e muito menos da prefeitura de Jaboatão.
O Locomoção seguiu disputando a Segundona por anos. A sua única participação no Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão aconteceu em 2011. Contudo, foi na versão feminina e o time fez uma campanha ruim. Na temporada seguinte o time já não integrava o certame.
Esclarecimento: Ao longo de sete décadas, nas minhas pesquisas, em todas as matérias que mencionaram a data de fundação do clube… Sem nenhuma exceção, sempre foi 21 de abril de 1937.
Contudo, no muro do clube, o dia e o mês conferem, o ano é de 1938. A minha decisão foi manter 1937, porque em algumas reportagens até alguns dirigentes do clube mencionaram este ano. Então, fica aqui a explicação sobre o tema.
Time-base de 1954-55: Manola; Nano e Marreta; Gury, Jorge e Luiz; Café, Quide, Ferreira, Clóvis e Totola.
Time-base de 1956: Tatá; Luiz e Marreta; José Felix, Jorge e Adécio; Juca, China, Guido, Totola e Valdemar.
Time-base de 1966: João; Elias (Nicodemos), Ailton, Luizinho (Luzimar) e Almir; Deda e Zinho; Moisés, Arlindo, Adilson e Joca (Dernival).
Time-base de 1967: Manola; Nicomedes, Hélio, Luzimar e Almir; Edson e Moisés; Dernival, Aurino, Arlindo e Totola.
Time-base de 1968: Henrique (Ramos); Hélio e Arnô (Nicomedes); Zinho, Luzimar e Almir; Dernival, Moisés, Aurino, Elias e Nió. Técnico: Arnô
Time-base de 1969: Da Silva (Ronaldo); Hélio e Luiz; Zinho, Xó e Almir; Moisés, Aurino, Gerdinaldo (Arnô), Amaury e Paulo. Técnico: Manola
Time-base de 1970: George; Adilson, Marcos, Zé Maria e Almir; Elias e Amaury; Zé da Silva, Nil, Arlindo e Nino (Babida). Técnico: Manola
FONTES: Diário de Pernambuco – Google Maps
Olá, meu nome é Carlos Roberto, moro em Paulo Afonso, Bahia e gostaria de ver fotos e escalação do Locomoção Esporte Clube, de Jaboatão, na década de 70.
grato
Obrigado xará pelas palavras!
Encontrar um pouco da história dessa agremiação foi complicado.
Felizmente consegui um bom registro!
Um grande abraço!
Meu pai jogou no time B, conhecido na época como Segundo Quadro.
Batizei um projeto esportivo pessoal de LOCOMOÇÃO… Naturalmente esse nome me veio a cabeça, e só depois me lembrei do antigo clube que meu pai defendeu. Sai para pesquisar algo, e só você possui um material sobre.
Obrigado por isso. Obrigado por seu trabalho.