Amigos,este eu li,ninguém me contou,no site da BBC um caso polêmico.O FK Neman Grodno time que disputa a primeira divisão da bielorussia,pretende expandir seu estádio para se adequar as exigências da Uefa para que a equipe tenha condições de disputar as copas européias.
Bom até aí nenhum problema,a questão que o clube já possui um estádio que foi construído nos anos 50 e que já utilizara uma parte do cemitério velho de quase 300 anos.O local não é mais utilizado desde 1950 onde foram enterradas as últimas pessoas.O Neman quer aumentar este estadio o que ocasionará a destruição de todo o cemitério inclusive os de covas mais recentes.
A grande revolta além de ter de trocar os defuntos de local é que a grande maioria são de judeus mortos na segundo guerra mundial e vítimas do holocausto,ou seja,o cemitério é judeu.
A situação já chegou a UEFA e até a FIFA e as escavações já começaram no local inclusive vários ossos já foram retirados porque aparentemente o cemitério foi usado como vala coletiva das vítimas do Holocausto,os judeus estão revoltados com o que eles consideram um desrespeito aos descendentes mortos e ao povo judeu.Ainda restam em Grodno poucos parentes dos mortos,mas que se sentem atingidos com tal projeto do clube da cidade.
A FIFA disse que não pode intervir já que se trata de um problema dentro de um país soberano a Bielo-Russia.A comunidade judaica agora apelou a UEFA e a um possível acordo entre as partes.
Enfim que Deus os ajude..e aos mortos tbm que nem depois de partirem podem descansar em paz.
Rabino judeu no local do cemitério onde as escavações já começaram
[img:_39184664_rabbi2_203body.jpg,full,vazio]