Futebol Amazonense: Os Primeiros jogos do Rio Negro entre 1913 a 1914

O time de futebol dos Aprendizes Marinheiros, em 1913, na escola que se situava no bairro de Constantinópolis. É nesse local que o Rio Negro realizou seu primeiro jogo.

O Atlético Rio Negro Clube é um dos mais tradicionais clubes de futebol do Amazonas.O Galo Carijó é o segundo clube de futebol que tem o maior número de títulos no estado. Tem no Nacional o seu mais ferrenho adversário no qual protagonizam o tradicional Clássico Rio-Nal, o maior do futebol amazonense e mais antigo da região norte.

O Rio Negro foi fundado no dia 13 de novembro de 1913 pela iniciativa do jovem estudante Schinda Uchoa, com apenas 16 anos, costumava participar de animadas partidas com amigos, na ilha de monte cristo. Foi aí que teve a idéia de fundar um novo clube dedicado ao jogo bretão.

O jovem Schinda Uchoa em 1913. É nesse ano que o abnegado estudante funda o Atlético Rio Negro Clube

Partindo de tão brilhante desejo, Schinda reuniu um grupo de amigos,na qual  todos se dirigiram para a residência de um deles, Manoel Affonso do Nascimento, mais conhecido entre eles como “Carranza“. A residência do mesmo localizava-se na Rua Henrique Martins, n° 149. E foi ali que nasceu a tradicional associação alvinegra.

Ficou decidido que o nome da agremiação seria Rio Negro. A escolha do nome foi decidida devido ao fato da casa de Carranza se situar de frente para as águas do majestoso Rio Negro, cujas janelas abertas davam uma bela visão para o rio. Edgard Lobão era eleito presidente, Schinda Uchoa como secretário e João Marinho como capitão do time titular. O próprio fundador decidiu que a equipe teria um uniforme todo na cor branca.

Consolidado o clube, a nova diretoria tratou de organizar o jogo de estreia do Rio Negro que foi confirmado contra o time dos aprendizes marinheiros.Cheios de entusiasmo,os jovens Rio-Negrinos se dirigiram para a escola dos aprendizes, no bairro de Constantinópolis (atual Educandos) e lá não tiveram dificuldades em golear o time dos marujos por 4 a 0, em jogo realizado no dia 23 de novembro de 1913.

Mas, a diretoria Rio-Negrina tratou de organizar um jogo com um time mais competitivo. O clube escolhido foi o Vasco da Gama. A partida foi realizada no dia 28 de dezembro de 1913, no Bosque Municipal. O primeiro jogo preliminar foi entre os times reservas do Rio Negro e do Naval.

O quadro reserva do Rio Negro para esse jogo foi: Vieira, Ércio, Ascendino, Mário, Affonso, Aquino, Schinda, Achiles e Azevedo.Esse time venceu o Naval com facilidade por 3 a 0.

Já o time principal entrou em campo, contra o Vasco, com a seguinte escalação: Francis, Cyrillo, Gonzaga, Lobão, Basílio, Breves, Craveiro, Marinho, Pudico, Anízio e Pinto. O jogo teve grande presença de público e contou com a participação da banda de música do batalhão militar. Antongini foi escolhido como árbitro.

No primeiro tempo o Vasco saiu na vantagem,ganhando por  2 a 0, gols marcados pelo inglês Barton. Já no segundo tempo era a vez de Carneiro, Thomaz e Barton ampliarem para o Vasco, enquanto Pudico marcava o gol de honra dos rio-negrinos, terminando o jogo com o placar: Vasco 5 a 1 Rio Negro.

Inconformados com a humilhante derrota, a diretoria do Galo Carijó pede uma revanche, da qual é atendida prontamente pelo time português. O novo confronto entre Rio Negro e Vasco foi marcado para o dia 18 de janeiro de 1914, no Bosque. Na preliminar, o time titular do Naval era goleado pelo time reserva do Rio Negro por 4 a 0.

No jogo dos times principais,o Vasco novamente ganhava do Rio Negro de goleada. Meyer (dois), Carneiro (dois) e Barton (um) anotaram para os portugueses. Já Compton (contra) e Cazuza descontaram para o Rio Negro. Placar final: Vasco 5 a 2.

Um dos principais motivos para o Vasco ganhar com tamanha facilidade dos rio-negrinos, foi a inclusão de atletas emprestados do Manáos Athletic, como Barton, Compton, Bille, Thomaz e Forbes. Com reforços dos excelentes jogadores ingleses, era de se esperar que o Vasco triunfasse sobre seu adversário com extrema facilidade.

Ainda no início de 1914, o Rio Negro realizou outros três amistosos visando preparar seu time para o campeonato daquele ano. No dia 11 de janeiro, no Bosque, na preliminar, o time reserva do Rio Negro ganhou do reserva do Manáos Sporting por 2 a 1.

Já no jogo principal, entre os times titulares,uma surpresa: o Rio Negro vencia o Sporting por 1 a 0. Esse resultado foi considerado uma grande “zebra” pela imprensa pois,o Manáos Sporting era uma das grandes forças daquele ano,com atletas calejados frente ao ainda inexperiente adversário.

No dia 25 de janeiro,um novo triunfo do Rio Negro. Visando avaliar o desempenho de seu time reserva (que jogaria o Campeonato Amazonense da 2ª Divisão) os Rio-Negrinos golearam o time reserva do Luso por 4 a 0, em jogo também disputado no Bosque.                     Com essas importantes vitórias dos times titular e reserva, esperava-se que o Rio Negro fizesse uma bela exibição nas duas divisões do Campeonato Amazonense de 1914, o que acabou não acontecendo.

Estas foram as primeiras partidas de futebol na história do Atlético Rio Negro Clube que, com o tempo, se tornaria uma das maiores forças do futebol do norte e do Amazonas e que hoje, infelizmente, encontra-se adormecido.

 

FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *