Manacapuru é hoje uma das principais cidades do Amazonas.Tem atualmente uma população de 95 mil habitantes e é conhecida como terra das cirandas, devido ao festival de cirandas que é realizado todos os anos tendo se tornado a maior manifestação cultural do município. O local também é conhecida carinhosamente como “Princesinha do Solimões” por estar situada ás margens do Rio Solimões. O local foi elevado a categoria de município em 1894. Manacapuru foi o terceiro local do Amazonas em que o futebol foi introduzido (Manaus e Itacoatiara,como se sabe,foram os primeiros).
É no ano de 1914 que surge na então Vila de Manacapuru o 1º clube de futebol da localidade: o Riachuelo Football Club. O Riachuelo foi fundado, em julho de 1914, por um grupo de jovens estudantes que conseguiram adquirir um vasto campo para os treinos e jogos da pioneira equipe.
Em 1917 se tem notícia da eleição da nova diretoria do Riachuelo no qual Carlos Pereira era empossado como presidente, Emídio Ribeiro como secretário e Joaquim Rosas como capitão. A posse dos novos dirigentes foi acompanhada de uma grande festa dançante na sede do clube.
Em 1916 que se tem notícia da existência de um outro clube na vila: Tiradentes Football Club. O Tiradentes realizou, em julho daquele ano, um jogo festivo entre seu time titular e reserva, na festa de inauguração da escola Carlos Pinho. Os titulares venceram pelo placar de 6 a 3.
Os times do Riachuelo e Tiradentes se tornaram grandes rivais, dando origem a uma das primeira rivalidades do município. Cinco anos depois, uma nova dupla que rivalizou por um bom tempo: União Sportiva Manacapuruense e São Sebastião.
É no ano de 1921 que aconteceu uma das principais rivalidades futebolísticas da pacata Vila de Manacapuru e que parava a localidade interiorana. A primeira notícia de um jogo entre essas duas equipes aconteceu em 3 de julho de 1921, com vitória do União por 3 a 0, com gols de Barroso, Albérico e Abel.
Já no dia 15 de novembro, um novo jogo, que terminou empatado em 2 a 2. O São Sebastião atuou com a seguinte formação: Pretinho; Paulino e Zoroastro; Barroso, Tataira e Ovídio; Coelho, Demócrito, Albérico, Bento e Tulico. Ambos os jogos tiveram grande presença de público.
SURGIMENTO DE CLUBES NA ZONA RURAL
Na sede do município, o futebol já estava consolidado pois, já haviam surgido alguns clubes que faziam a alegria da população da Vila. Mas, rapidamente o futebol conquistou a simpatia dos moradores da zona rural de Manacapuru. Na comunidade de Caapiranga (que na época pertencia a Manacapuru) surgia, em outubro de 1927, o Caapiranga Sporting Club, foi Fundado por Bento Ferreira Aranha e Júlio Cavalcante.
Em Abril de 1928, na localidade de Ajaratuba, surgiu o Ajaratuba Sport Club, fundado por Possidônio Teixeira, Serafim Domingues e Eugídio Ribeiro. Ainda na década de 20, um outro grupo de jovens amantes do futebol fundavam, na sede do município (vila de Manacapuru), o Ypiranga Football Club.
PRIMEIRA VISITA DE UM CLUBE DE MANAUS EM MANACAPURU
É somente no ano de 1929 que, finalmente, uma equipe de Manaus joga em Manacapuru pela primeira vez. A equipe manauense era um combinado formado por jogadores do Libertador e do Independência que chegaram á vila a bordo da lancha Hércules.O time visitante tinha sido convidado para realizar um jogo contra o time local do Ypiranga Football Club, em decorrência dos festejos que estavam sendo realizados em comemoração a data da elevação de Manacapuru a categoria de vi la para município. O jogo realizou-se no dia 16 de junho de 1929, no campo do Riachuelo (que recebeu grande público). No final, vitória do combinado Manauense por 4 a 3.
PRIMEIRA VISITA DE UM CLUBE DE MANACAPURU A MANAUS
A primeira vinda de um clube de Manacapuru a Manaus aconteceu em Setembro de 1929, quando o Athletico Rio Branco, que realizou duas partidas na capital: no primeiro jogo acabou derrotado por 3 a 1 para o Amazonense Football Club. Na segunda peleja, vitória diante do Luso pelo placar de 3 a 1.
O FUTEBOL MANACAPURUENSE NA ATUALIDADE
Atualmente Manacapuru conta com dois clubes de futebol profissional no Campeonato Amazonense da 1ª Divisão: o Princesa do Solimões Esporte Clube (fundado em 1971) e o Operário (fundado em 1982 no bairro da Terra Preta).
Além deles, há outro clubes de futebol amador. O principal Estádio é o Gilberto Mestrinho, o ‘Gilbertão’, com capacidade para 10 mil pessoas. O Princesa foi o único clube que até o momento conquistou um título para o município: campeão amazonense de 2013.
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto