AFINAL,O CLUBE É FILIADO,LICENCIADO OU DESFILIADO????

Com certeza esta pergunta já fizemos centenas de vezes,afinal aquele clube é filiado,licenciado ou desfiliado.Uma pergunta talvez que fique eternamente sem resposta.Porque creio eu nem as federações sabem direito,talvez somente os filiados..com muita sorte.Então o que fazermos????Eu consegui uma lista e até coloquei no blog de clubes na federação carioca que após 6 anos de inatividade foram desfiliados.Mas e aí??Isto vale para todas???O clube volta quando quer???
A facilidade de se refiliar é grande???
Esta inatividade inclui até as categorias de base???
Aquela lista da CBF de 2005 que coloquei cria mais dúvidas que as diminui!!!

Aguardo manifestações ,podem surgir boas ideias…

Edu

4 pensou em “AFINAL,O CLUBE É FILIADO,LICENCIADO OU DESFILIADO????

  1. Jorge Farah

    Concordando com o Rodolfo , porem a unica ressaalva é que a taxa para CBF aumentou para R$ 110 mil, segundo informações obtidas de um dirigente de clube.

  2. Rodolfo Kussarev

    Creio que são critérios distintos.

    Em primeiro lugar, um clube é filiado ou não filiado e ponto. Isso é uma questão legal que lhe permite ter todas as obrigações cumpridas que o deixem em condições de disputar ompetições oficiais.

    Outra questão é o estado do clube, ou seja, um clube filiado não é necessariamente um clube profissional, ou que tenha categorias profissionais, ele só está legalizado para tal. Na própria Federação Paulista há aluns clubes “filiados” que nunca disputaram competições profissionais e, talvez, nunca disputem.

    Licenciado é um estado muito claro. Um clube só pode ser chamado de licenciado se estiver devidamente e legalmente filiado e optar por não disputar determinada competição por determinado período de tempo. Esta legislação varia de federação para federação. Em SP, por exemplo, um clube “licenciado” pode ficar até cinco anos sem disputar nada oficial, mas perde seu direito federativo. Ou seja, se a equipe X estava na Série A2 e se licencia, deverá voltar pela última divisão. Passado os 5 anos, a equipe é, automaticamente, desfiliada.

    Lembrando que para se filiar, além de todos os documentos necessários, um clube deve pagar à CBF uma taxa de R$ 60 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *