Atualmente, ainda traumatizados pela vexatória goleada sofrida para os alemães na última Copa do Mundo, encontrei uma passagem da Alemanha pelo Brasil, em meados de 1965. No sábado, do dia 06 de Junho daquele ano, A Seleção Brasileira venceu a Alemanha, com autoridade por 2 a 0 (gols de Pelé e Flávio), no Maracanã, com mais de 140 mil pessoas.
O fato de destaque, além da vitória da seleção canarinho, foi que os alemães viajaram logo depois para Recife enfrentar a Seleção Pernambucana, na quarta-feira, do dia 10 de Junho de 1965. Talvez imaginando que, de certa forma, se vingariam da derrota para o nosso selecionado, chegaram com a banca de favoritos.
Contudo, o Selecionado Pernambucano fez uma partida impecável e, abateu a Alemanha Ocidental por 1 a 0, no Estádio da Ilha do Retiro, mas vale ressaltar que diversas chances de gols foram criadas e o placar não refletiu a superioridade dos alvi-azulinos.
PERNAMBUCO 1 X 0 ALEMANHA OCIDENTAL
LOCAL: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
COMPETIÇÃO: Amistoso Internacional
DATA: Quarta-feira, 10 de Junho de 1965
RENDA: Cr$ 25.500.000,00 (25 milhões e 500 mil cruzeiros. PS.: Não foi revelado os valores apurados nos Postos de Venda)
ÁRBITRO: Alberto Tejada (PERU)
AUXILIARES: Arturo Jamasak (PERU) e Carlos Rivero (PERU)
PERNAMBUCO: Dudinha; Gena, Alemão, Baixa e Jório (Toinho); Gojoba e Ivan; Nado, Bita, Nunes (Nino) e Lala. Técnico: Antoninho
ALEMANHA OC.: Mangletzs; Piontec, Novah, Steenman (Lorentz) e Seiiofez; Weeb e Kueppers; Theelen (Libuda), Kramel, Kodekamp e Heiss. Técnico: Helmut Schoen
GOL: Gojoba aos 40 minutos do 2º tempo
Clubes dos jogadores que enfrentaram os Alemães:
Dudinha (Central de Caruaru);
Gena (Náutico Capibaribe);
Alemão (Sport Recife);
Baixa (Sport Recife);
Jório (Santa Cruz);
Gojoba (Sport Recife);
Ivan (Náutico Capibaribe);
Nado (Náutico Capibaribe);
Bita (Náutico Capibaribe);
Nunes (Sport Recife);
Lala (Náutico Capibaribe);
Toinho (Náutico Capibaribe);
Nino (Náutico Capibaribe).
FONTE: Diário de Pernambuco