O Ideal Esporte Clube foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O Rubro-negro foi Fundado no dia 29 de Abril de 1914, como Ideal Club Recreativo Familiar, passou por diversos endereços: Largo (Praça) de São Pedro, 84 / 1° andar, até 1924; quando se mudou para Rua da Penha, 57/ 1° andar.
No dia 15 de Julho de 1962, inaugurou a nova Sede localizado na Rua São Miguel, 1.848, no Bairro de Afogados, no Recife. A última notícia deu conta que em meados dos anos 60, estava situado no Bairro da Mangueira, no Recife. No futebol, se filiou nos anos 30, na Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT). Já nos anos 60, já filiado na Federação Pernambucana de Futebol (FPF), disputou o Campeonato Estadual da 2ª Divisão. Em 1964, ficou com o vice-campeonato perdendo a decisão para o Locomoção.
Apesar de ser um clube modesto, nos anos 60 cedeu jogadores para a Seleção Suburbana e também para a Seleção Pernambucana Juvenil, demonstrando ter um trabalho interessante tanto entre os profissionais quanto na sua base.
O declínio desta agremiação ocorreu em 1966, quando uma forte chuva causou grandes transtornos em diversos bairros recifenses. Dentre eles, o Ideal Esporte Clube que teve a sua sede praticamente destruída. O clube ainda existiu por mais alguns anos, mas acabou sucumbindo até desaparecer em definitivo.
Time-base de 1920: Santos; Cabral e Correia; Djalma, Einar e E. Lopes; Renato, Fiuza, Ernani, Antônio e Chico.
Time-base de 1924: Nelsinho; Faxina e Paulo; Paisinho, Acácio e Sant’Anna; Baixinha (Cap.), Carneiro, Cícero, Elias e Chico.
Time-base de 1964: Babi; Macedônio, Cassu, Chupeta e Xaréu; Milton e Tuta; Cândido, Vavá, Zito e Quarentinha.
Time-base de 1965: Erona; Carmelo e Ribeiro; Milton, Juarez e Macedônio; Zé Fernando, Vavá, Juraci, Tuta e Moacir. Técnico: Eliexer Cordeiro.
FONTES: Diário de Pernambuco – Jornal de Recife – A Província
Cheguei a jogar pelo Ideal nós anos 70 e vejo saudoso que já não existe mais.