Esporte Clube de Caruaru – Caruaru (PE): Fundado em 1975

O Esporte Clube de Caruaru foi uma agremiação efêmera da Cidade de Caruaru (PE). O Tigre do Agreste  foi Fundado no dia 25 de Fevereiro de 1975, por esportistas do bairro de Petrópolis, liderado pelo Sr. Manoel Teotônio da Silva. O  1º presidente foi José Reginaldo Rodrigues; enquanto o ex-quarto zagueiro do Central, Jucélio foi o primeiro técnico.

A sua Sede ficava localizada na Avenida João de Barros, s/n – Bairro de Petrópolis, em Caruaru. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Antônio Inácio de Souza, com capacidade para 6 mil pessoas, de propriedade da LDC (Liga Desportiva Caruaruense). O início do clube parecia promissor, uma vez que em menos de um mês, o número de associados já tinha passado dos 500.

A primeira Diretoria foi constituída assim:

Presidente – José Reginaldo Rodrigues;

Vice-Presidente – Antônio Gomes de Barros;

Secretário – Antonio Marcos de Moura;

Tesoureiro – Paulo Gutemberg;

Presidente Conselho Deliberativo – José Aprígio de Braga Sá;

Vice Conselho Deliberativo – Valdeci Amâncio Bandeira;

Secretário – Roberto Paes Barreto.

 

ELITE PERNAMBUCANA

No seu curto espaço de três anos de existência participou do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, em duas oportunidades: 1977 e 1978. Na sua primeira participação, em 1977, o Esporte Clube de Caruaru terminou na 6ª e última colocação. Foram 30 jogos, com quatro vitórias, três empates e 23 derrotas; marcando 12 gols e sofrendo 69, com saldo negativo de 57.

O resultado mais expressivo, além de ter vencido o Central por 1 a 0, foi o triunfo em cima do Náutico por 2 a 0,em casa,  no dia 11 de setembro de 1975. Na temporada seguinte (1978), o EC Caruaru ficou na 5ª colocação. Foram 19 jogos, com três vitórias, seis empates e 10 derrotas; marcaram 13 gols e sofreram 47, com saldo de menos 34. No início de 1979, o Esporte Clube de Caruaru mudou de nome e cores, passando a se chamar: Atlético Clube de Caruaru.

Time-base de 1977: Félix (Indalécio); Zé Maria, Carlos (Zezo), Chaparral e Fonseca; João Luís (Diva) e Firmino;  Lula, Joãozinho (Beto), Careca (Admilson) e Birino (Vavá).

 

FONTES: Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Esporte Clube de Caruaru – Caruaru (PE): Fundado em 1975

  1. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,
    Gostaria de pedir mais uma vez que…
    Ao reproduzirem as publicações que faço aqui…

    Por gentileza, deem os devidos créditos ao Blog e a pessoa que pesquisou!!
    Já vi algumas publicações sem os devidos créditos!

    Espero contar com o bom senso e respeito de todos que reproduzem,
    mesmo que de forma resumida, as publicações que faço.

    Eu faço a minha parte e, sempre, coloco a(s) fonte(s) de tudo que usei para
    elaborar a matéria!

    Por isso, acredito que tal ação não deveria ser uma obrigação,
    mas sim respeito por quem ralou para pesquisar!

    Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *