Os saudosistas lembram com entusiasmo os grandes clássicos do Norte do país, época em que os clubes de Estados como Pará, Amazonas e Acre se confrontavam em partidas dignas de final de campeonato. Times como Paysandu, Clube do Remo, Sampaio Corrêa (MA), São Raimundo (AM) e Flamengo (PI) faziam da Copa Norte um torneio à parte no calendário do futebol nortista. Extinta desde 2002, a competição pode voltar, reformulada, com o nome de Copa Pan-Amazônica.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhece a Copa Norte a partir de 1997, com o Rio Branco (AC) sendo o primeiro campeão. O Paysandu foi o último a levantar a taça nortista, em 2002, o que lhe garantiu estar na Copa dos Campeões.Porém, para os torcedores remistas, vale lembrar que o Remo já foi campeão da competição, em 1968/69/71.
Como a CBF ressuscitou a Copa do Nordeste, que será realizada a partir de 9 de junho, e a dupla Remo e Paissandu não conseguiram uma vaga junto aos nordestinos para uma participação no torneio, nos bastidores já se costura a Copa Pan-Amazônica, que reuniria, além da dupla, os seguintes clubes: Águia (PA), São Raimundo (PA), Sampaio Corrêa (MA), Moto Clube (MA), Flamengo (PI), River (PI), Rio Branco (AC), S. Raimundo (AM) e Holanda (AM), além da possibilidade de um representante de Trinidad e Tobago.
Fonte: CP Esporte Total