O primeiro clube esportivo de futebol formado em Vila Velha foi fundado por volta de 1916 e recebeu o nome de “Campos Salles Football Club”. O futebol, esporte nascido na Inglaterra, chegou ao Brasil e logo se espalhou por todo o país, mantendo-se aqui, por bastante tempo, as suas denominações inglesas.
Vila Velha não poderia ficar a reboque de Vitória sem ter pelo menos um time desse esporte. O pontapé inicial teria que ser dado. Fez-se então uma reunião com alguns aficionados, dentre eles Durval Araújo (Dongo), Aureliano Falcão Filho e Carlos Queiroz. Depois de tudo arranjado, foram convidados os companheiros que com aqueles vinham treinando em campo aberto e traves improvisadas. A partir de um consenso estabeleceu-se o nome da agremiação, homenageando-se o terceiro presidente da República do Brasil. Restava ainda escolher e demarcar o campo. Perto da residência de Durval Araújo, localizada no bairro Olaria, onde hoje funciona o Hospital Maternidade Dr. Antônio Bezerra de Faria, havia um local propício que precisaria ser preparado com antecedência. Primeiramente seriam arrancados alguns tocos que afloravam à terra e aplainadas pequenas saliências. Arrancado o capim existente outro o substituiria, sendo este obtido num pasto ao lado para que o transplante fosse bem sucedido. Concluída essa primeira etapa, as traves foram levantadas e demarcadas as quatro linhas do campo conforme as regras do jogo.
A inauguração aconteceu com festa, dela participando um dos clubes de Vitória, na certeza de que iria infligir uma fragorosa derrota ao time estreante. A vontade de fazer bonito na primeira partida encheu de brio os jogadores do Campos Salles. A defesa por parte dos backs deixou muito a desejar no início do jogo, obrigando o goalkeeper Aureliano a fazer defesas importantes para delírio dos entusiasmados torcedores. Mesmo assim, no começo do segundo tempo o placar registrava 2×0 para os visitantes. Reiniciada a peleja, o center-forward Carino brigava como um leão na área do adversário, sendo alimentado nas investidas pelo ponta-esquerda Alberto Queiroz e o meia-esquerda Carlinhos Queiroz. Sendo um jogador forte e impetuoso, Carino não demorou a marcar o primeiro goal do seu time. Antes que o juiz apitasse o final da partida, com aplausos do público presente, Carino marcava o segundo e último goal.Não venceu o Campos Salles, mas para um clube estreante o resultado estava pra lá de bom.
Crédito:José Anchieta de Setúbal
UM CLUBE QUE VENHO PROCURANDO É LEOPOLDINA RAILWAY FOOTBALL CLUB,ERA DESSA ÉPOCA OU NÃO?