Palmeiras do Porto – Cuiabá (MT): Escudo e uniforme dos anos 70

O Palmeiras Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso. O Palmeirinha ou Periquito do Porto foi Fundado no Domingo, do dia Primeiro de Agosto de 1948, tendo a sua Sede localizada no Bairro do Porto, em Cuiabá.  O clube é popularmente chamado de “Palmeiras do Porto“, pela sua localização no antigo bairro do Porto em Cuiabá.

Disputou o 1º campeonato em 1952, direito adquirido depois de ter conquistado o título da L.C.I. (Liga de Clubes Independentes). Em seu primeiro campeonato ficou em 3º lugar, atrás de Mixto e Dom Bosco (08 jogos, 03 vitórias, 02 empates e 03 derrotas). Desse ano em diante disputou praticamente todos os campeonatos Cuiabanos.

Em 1979, quando foi disputado o primeiro Campeonato Matogrossense pós divisão de Mato Grosso, fez o primeiro jogo contra o Operário Varzeagrandense e Tupã, foi o autor do primeiro gol da história do campeonato, na vitória sobre o chicote da fronteira, por 1 a 0. Foi um participante assíduo até 1988, licenciando-se por 19 anos, voltando a participar em 2008.

Nunca chegou a decisão do campeonato. Seus únicos títulos foram a Copa Giullite Coutinho em 1982 e o Campeonato Mato-Grossense da Segunda Divisão em 2008. A partir de 2012 o Palmeiras mudou o nome para Mato Grosso. Após a vitória sobre o Atlético (Sorriso), que livrou o time do rebaixamento, o então dono e técnico do time, Ezequiel Rosa, anunciou a mudança de nome.

As cores também mudaram para vermelho, preto, azul e amarelo. Com o novo nome disputou os campeonatos Matogrossenses de 2013 e 2014 (26 jogos, 09 vitórias, 05 empates e 12 derrotas). Este ano o clube ainda não disputou partidas. Possivelmente disputará a Segunda Divisão do Campeonato Matogrossense.

FONTE: Site Futebol MT

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 13. Sergio Santos, Escudos, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Palmeiras do Porto – Cuiabá (MT): Escudo e uniforme dos anos 70

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Joacir… A tentativa de levantar todas as informações acabam sendo lentas e, às vezes, nem conseguimos juntar todas as peças!
    Afinal, somente agora as pessoas estão despertando o interesse em resgatar a história!
    Os jornais de MT e MS, por exemplo, são escassos e contamos com a generosidade das pessoas que ajudam com memórias, fotos, posteres, documentos etc.
    Não é uma tarefa fácil, mas estamos buscando resgatar todas as informações e contamos com todos!

    Um grande abraço!

  2. Joacir Hermes de Amorim

    Boa noite, Sérgio. Nasci (1958) e cresci no Morro do Tambor, vizinho ao bairro do Porto. Frequento o bairro do Porto minha vida toda e não consigo lembrar-me em que lugar do bairro do Porto o Palmeiras teve sua sede. Lembro-me que o Palmeiras teve sede até na entrada do antigo bairro Do Terceiro, logo após sair da Várzea Ana Poupino e entrar no bairro extinto, ficava a sede do Palmeiras, mas geralmente o que poderia ser considerada sede do Palmeiras era a casa de Délio que fica no antigo bairro Areal, próximo ao que foi a sede da PROSOL e hoje é sede do Batalhão da ROTAM da Polícia Militar no atual dom Aquino.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Rodrigo,

    As informações que o xará me passou já foram inseridos na postagem!

    Obrigado pela observação!

    Abraços!

  4. Sergio

    Rodrigo,
    Realmente em 2012 o Palmeiras mudou o nome para Mato Grosso. Após a vitória sobre o Atlético (Sorriso), que livrou o time do rebaixamento, o então dono e técnico do time, Ezequiel Rosa, anunciou a mudança de nome.
    As cores também mudaram para vermelho, preto, azul e amarelo. Com o novo nome disputou os campeonatos Matogrossenses de 2013 e 2014 (26 jogos, 09 vitórias, 05 empates e 12 derrotas). Este ano o clube ainda não disputou partidas. Possivelmente disputará a Segunda Divisão do Campeonato Matogrossense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *