O movimento esportivo nesta cidade teve seu início no ano de 1917, com a organização de times de futebol denominados Clube Ipiranga e Clube Guanabara.
Na edição de 28 de setembro de 1917, o semanário “A Palavra”, em editorial de destaque, divulgou esta notícia: “Ao campo de foot-ball, às 7 casas, todos os domingos aflui à mocidade para este elegante desporto já tendo havido bonitas partidas entre o Clube Ipiranga (azul e branco) e o Clube Guanabara (vermelho e branco).
O campo de futebol naquela época era localizada na grande praça batizada pelo povo, com o nome das ruas 7 casas. O campo de esportes não era murado e os espectadores não pagavam ingressos, pelo contrário,eram convidados para assistirem às partidas de futebol.
No ano de 1922, já estava organizado o Esporte Clube 7 de Setembro, com dois times. O jornal A Notícia, edição de 18 de fevereiro de 1922 divulgou a seguinte notícia: “A primeira partida do Esporte Clube 7 de Setembro marcou a vitória do team alvinegro pelo score de 1×0 .
SURGE O ESPORTE CLUBE VITÓRIA
O jornal A Semana publicou na edição de 3 de agosto de 1923, em editorial, divulgou: “Estão iniciados os serviços do campo do Clube Vitória, que ficou situado no Campo dos Esportes em terrenos cedidos.
O Vitória utilizava as cores azul e branco.
OUTROS CLUBES QUE EXISTIRAM NA CIDADE
O jornal O Estado Novo edição de 10 de Dezembro de 1939 divulgou: “revestiu-se de grande solenidade a posse da primeira diretoria do Esporte Clube Rio Branco.
Em 1940 existia o Vitória Sporte Clube, que no dia da inauguração do campo de futebol situado à rua Salgado Filho, em 14 de novembro de 1940 jogou com a forte equipe do Jequié SC, que perdeu pela contagem de 2×1.
PERSONAGEM IMPORTANTE
A história do futebol em Vitória da Conquista ficaria incompleta se o nome de Pedro Mendes Torres fosse esquecido, por ter siso ele um forte incentivador do “esporte das multidões na terra conquistense e influente fundador do saudoso “Esporte Clube Sete de Setembro”, em 1921 e um de seus atletas.
Jovem esperançoso naquele tempo, foi também um dos fundadores do “Grêmio Dramático Castro Alves”.
Testemunhou os grandes acontecimentos desenrolados na história de Vitória da Conquista como sejam as lutas armadas entre “Meletes” e “Peduros” e de Dino Correia e Olímpio de Carvalho, de cujos fatos narrava episódios com muito detalhe e precisão.
Pedro Mendes não era conquistense nato. Nasceu a 10 de abril de 1903, na vizinha cidade de Condeúba, sendo seus pais o Major Mendes Ferreira e D. Maria Berlinda Torres. Em 1910 seus pais vieram residir na cidade datando daí a chegada de Pedro Mendes em Conquista. Aqui passou a sua mocidade.
Na década de 1930 foi residir na Vila de encruzilhada (naquele tempo) onde se casou com D. Maria Alves Vieira.
Fonte: Aníbal Lopes Viana, Revista História de Conquista