1ª Copa do Interior de Seleções Municipais de 1961: Um divisor de águas no futebol pernambuco

Algumas histórias se destacam pelo pioneirismo e em outras pela emoção. Nesta caso, podemos assegurar que essa história possui os dois ingredientes. Em 1960, o futebol pernambucano seguia com as equipes da capital na Primeira Divisão, tendo como exceção de um time do Interior, a participação do Central de Caruaru no Estadual de 1937.

Essa exclusão tinha alguns elementos como a distância, os custos, a possível falta de interesse do público local em comparecer aos jogos, bons estádios, a precariedade dos municípios e um certo preconceito com os interioranos vistos sem a capacidade de montar times competitivos. Então, após a iniciativa das Ligas de Caruaru, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Olinda, Garanhuns, Escada, Barreiros, Belo Jardim, Pesqueira e Igarassu em mudar esse panorama.

O ‘primeiro divisor de águas’ foi montar uma comitiva para conversar com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Após algumas reuniões, chegaram a um acordo para a realização do 1ª Copa do Interior de seleções municipais.

A primeira pergunta que vem a mente é: “O que esse tipo de torneio poderia revolucionar e abrir as portas para os clubes do Interior na Primeira Divisão?” A resposta, por incrível que possa parecer, era apresentar as cidades aos recifenses e, com isso, mostrar que as localidades tinham condições técnicas e de organizar grandes eventos em nível estadual.

A principio o torneio estava marcado para fevereiro de 1961, mas devidos aos preparativos dos dez municípios foi adiado, sem falta, para o mês de março. Ao longo de quase dois meses a 1ª Copa do Interior de seleções municipais foi um sucesso de público, renda e todos os municípios fizeram obras de melhorias em termos de estradas, hospedagem, deixando um legado não só para quem se deslocava para as cidades, mas para quem morava no local.

Após  o final do torneio, diversos jogadores foram contratados pelos grandes clubes: Santa Cruz, Náutico e Sport Recife, comprovando que no Interior existia, sim, grandes talentos. Muito mais do que o sucesso da 1ª Copa do Interior de seleções municipais foi a prova cabal de que a partir daquele momento o futebol do Interior pernambucano, não havia mais nenhuma desculpa para se abrir as portas da elite do futebol pernambucano para os times de fora da capital.

O resultado concreto desta competição foi que a partir de 1961 até os dias de hoje, os times do interior fazem parte do Campeonato Pernambucano. Em 1961 e 1962 o Central de Caruaru esteve presente. Em 1963, o Central ganhou a companhia do Centro Limoeirense (Limoeiro).

Vale ressaltar que a ampla cobertura feita pelo Diário de Pernambuco que se tornou o elo de ligação entre a competição e os seus desfechos com a sociedade recifense, que passou a olhar o Interior com outros olhos.

 

 

FONTE: Diário de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *