Associação Atlética Vovózinhas (A.A. Santo Amaro) – Recife (PE): Fundado em 1950

A Associação Atlética Santo Amaro foi uma agremiação da cidade de Recife (PE). O clube Alvirrubro foi Fundado em 1º de Janeiro de 1950 com o nome de Associação Atlética das Vovózinhas, por esportistas do bairro  de Santo Amaro, liderado pelo deputado estadual e jornalista Alcides Teixeira, que também foi seu 1º presidente.

A sua Sede ficava localizada na Rua Maria de Fátima Teixeira, 63, no Bairro de Santo Amaro. Já o seu Estádio era da TSAP (Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco), com capacidade para 1.200 pessoas. O clube só disputou jogos e torneios amadores e amistosos com equipes da Primeira e Segunda Divisões até 1965. Em 1966 o clube se profissionalizou para disputar campeonato pernambucano, onde se destacava pelas péssimas campanhas, alternando com o Íbis Sport Club.

O clube foi bem rotativo no que tange trocar de nomes. A partir do início de 1961, alterou para Associação Atlética Santo Amaro e depois Associação Atlética Casa Caiada. Em 1994, passou a ser denominado Recife Futebol Clube e transferiu sua sede para a cidade de Goiana. Hoje é conhecido como Manchete Futebol Clube do Recife, desde 2004.

A primeira foto da AA Santo Amaro em 1961

O Santo Amaro participou do Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão 17 vezes: 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.

 

Uniforme de 1981

VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 1981

No ano de 1981, o Santo Amaro foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Taça de Bronze (equivalente a Série C, na atualidade). No dia 25 de abril, no jogo de ida, no Estádio Mané Garrincha, no Bairro de Marechal Hermes (campo do Botafogo), o Santo Amaro perdeu por 4 a 0 para o Olaria AC.

 

OLARIA AC              4          X         0          AA SANTO AMARO

LOCAL: Estádio Mané Garrincha, no Bairro de Marechal Hermes, no Rio (RJ)

ÁRBITRO: Nei Andrade Maia (BA-CBF)

CARTÃO VERMELHO: Zé Ica (Olaria)

OLARIA: Hilton, Paulo Ramos, Pino, Marcos e Gilmar (Edvaldo), Ricardo, Lulinha e Leandro; Chiquinho, Sérgio Luís (Aurê) e Zé Ica. Técnico: Duque.

SANTO AMARO: Pimenta, Lula, Figueiroa, Moacir e Zuza; Rubem Salim, Luís Carlos e Valtinho; Savinho, Fabinho1 e Eliel. Técnico: Rubem Salem.

GOLS: Chiquinho aos 13 minutos do 1º tempo. Zé Ica aos 14 minutos; Leandro aos 23 e 25 minutos do 2º tempo.

 

Na partida de volta, dia 1º de maio, o Santo Amaro venceu por 1 a 0 no Estádio Arruda, no Recife, mas no saldo de gols o título ficou para o Azulão da Bariri.

 

AA SANTO AMARO           1          X         0          OLARIA AC

LOCAL: Estádio Arruda, no Recife (PE)

ÁRBITRO: José Leandro Serpa (CE-CBF)

SANTO AMARO: Pimenta, Lula, Moacir, Figueiroa e Zuza; Eliel, Betuca (Rubem Salim) e Luis Carlos, Savinho, Fabinho e Birino (Derivaldo). Técnico: Rubem Salem.

OLARIA: Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro e Gilcimar, Ricardo, Lulinha e Orlando; Chiquinho, Aurê (Nunes) e Leandro (Serginho). Técnico: Duque.

GOL: Derivaldo aos 35 minutos do 2º tempo.

 

TÍTULOS

Vice-Campeonato Brasileiro da Série C: 1981.

Torneio Início Juvenil: 1975.

 Em 1994 seus dirigentes venderam a equipe para uma rede de drogarias chamada Casa Caiada, pois o clube não tinha mais condições de se manter no profissionalismo.

 

FONTES: Diário de Pernambuco – Jornal de Recife – Rsssf Brasil

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Associação Atlética Vovózinhas (A.A. Santo Amaro) – Recife (PE): Fundado em 1950

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Rodrigo! Menos um na lista! rss

    AA Casa Caiada era uma parceria com uma rede de drogaria Casa Caiada.
    Pelo que eu já vi da logomarca com o escudo que circula, me parece que procede!
    Assim que eu encontrar uma foto que ratifique ou apresente outro distintivo publicarei!

    Grande abraço!

  2. Rodrigo Santana

    Grande Sergio, como sempre nos traz novidades. Sempre tive curiosidade por saber deste escudo. Agora só nos resta encontrar o escudo da Associação Atlética Casa Caiada.

    Parabéns Sergio, mais uma vez… Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *