Associação Atlética do Arruda – Recife (PE): Fundado em 1928

A Associação Atlética do Arruda (AAA) foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O clube da Trinca de Az (nas cores Azul, preto e branco) foi Fundado no dia 20 de Abril de 1928, por esportistas do Arruda: coronel José Candido de Miranda (2º presidente), Arthur Vital Guimarães, José Maria de Souza, Amaury PadilhaCelestino Dowaley, Aristides Brasil, Blancard Santos, Chrinauro Miranda, Oswaldo Guimarães, Oscar Soares, José Fulco e João de Lima Dias, que também o 1º presidente do clube.

A alcunha Trinca de Az era uma referência ao formato das letras ‘A’ no escudo, que lembrava a carta de baralho Az. A sua Sede ficava na Avenida Beberibe, s/n, no Bairro do Arruda, no Recife.

DE ‘CAMPO DO ARRUDA’ AO ‘MUNDÃO DO ARRUDA’

Sobre o seu campo, que era próprio, merece um capítulo à parte. O Estádio da Rua das Moças ou Campo do Arruda, foi inaugurado no domingo, do dia 30 de dezembro de 1928, depois do clube se extinguir foi para as mãos do C.S. Tabajaras.

Por fim, na década de 40, o Santa Cruz adquiriu o campo do Arruda, que era usado principalmente para treinos. Algumas vezes foi utilizado para jogos amistosos e era conhecido como o “Alçapão do Arruda”. Então, nas décadas de 60/70, o Santa Cruz ergueu o Estádio do Arruda, apelidado de “Mundão do Arruda”.

 

ARRUDA AJUDA A FUNDAR A ASDT

A AAA foi um dos fundadores da Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT), em 1º de Fevereiro de 1929. Disputou o Campeonato Suburbano (Segunda Divisão), em 1929 e 1930.

 

PRIMEIRA E ÚNICA VEZ NA ELITE PERNAMBUCANA

Após se filiar a Federação Pernambucana de Desportos (FPD), no dia 19 de abril de 1931, A.A. do Arruda participou do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1931 pela primeira e única vez.

A campanha não foi das melhores, terminando na 10ª colocação (num total de 11 clubes), com apenas dois pontos. Dos dez jogos, venceu apenas um e foi derrotado nas outras nove; marcando 12, sofrendo 45, com um saldo negativo de 33.

O clube da Trinca de Az sofreu goleadas como o da estreia, no dia 10 der maio, quando o Sport Recife aplicou um sonoro 10 a 0. Ou os 8 a 1 para o CS Encruzilhada (15 de novembro) ou mesmo 6 a 1 para o Santa Cruz (04 de junho). A sua única vitória aconteceu no dia 21 de junho, quando venceu o Israelita SC por 5 a 3, no campo do Arruda.

Após o Estadual, o clube da Trinca de Az se licenciou em 1932. O clube anos depois venceu o campo para  C.S. Tabajaras e se dedicou a eventos na sua sede. Aos poucos, foi perdendo os sócios até decretar o fim do clube no final dos anos 30.

Time-base de 1929: Diógenes Ismael; Souto e Inglez; Bianco, Chiquinho e Mirandinha; Lúcio, Marcello, Nóbrega, Brivaldo e Arthur (Maciel).

Time-base de 1930-31: Diógenes Ismael; Perigo (Cap.) e Mathias (Péricles); Portuguez (Biu), Euclides (Phebidas) e Roldão (Joaquim); Allemão, Marcello, João Cardoso (Nestor), Laurofé e Pedrinho (Brivaldo).

PS: Com esse time (Associação Atlética do Arruda), não resta mais nenhum clube que tenha participado da Primeira Divisão do Campeonato pernambucano sem informações mínimas, além do escudo! Uma missão prazerosa concluída! Espero ter agradado boa parte dos internautas, membro e amigos! Que venham mais novidades! Grande abraço!!

FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Associação Atlética do Arruda – Recife (PE): Fundado em 1928

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Rodrigo, não sou muito bom em agradecer, pois sempre acho que não respondi da melhor forma!
    Por isso, te agradeço mais uma vez pelas suas palavras!
    Sempre tento fazer o melhor. Às vezes posso não ser tão eficiente,
    mas pode acreditar que até no erro o intuito é de acertar.

    Muito obrigado, de coração, pela moral!!

    Forte abraço!!

  2. Sergio Mello Autor do post

    Grande Rodrigo!!
    Esse sucesso são de todos nós!!
    Este espaço hoje é usado por pesquisadores, e, isso por si só, já estimula o trabalho.
    Esse resgate foi importante, mas já é passado! Que venham novos tesouros! rs

    Sobre a lista tenho que fazer uma meia-culpa.
    Afinal, fui dos anos 10 até os 50, e não tive a ideia de fazer esse cadastramento!
    Na sede por encontrar as informações dessas equipes acabei passando batido!
    Agora eu admito que não custava nada ter feito isso!
    O lado positivo é: nos Jornais A Província, Jornal de Recife e Diário de Pernambuco
    é possível resgatar todas as equipes sem deixar uma de fora!

    Vale lembrar que o Campeonato Suburbano e a Segunda Divisão, eram na verdade a mesma coisa!
    O que mudava de tempos em tempos era puramente a nomenclatura! O restante era o mesmo!

    Um grande abraço amigo!

  3. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo, agradeço imensamente o seu apoio, confiança e boas energias!
    Precisamos sempre do próximo mesmo que seja por meio de energia positiva.
    E tive isso e muito mais!
    Nesse trabalho caminharam juntos o colecionador de escudos com o pesquisador,
    A felicidade de ter colaborado com Pernambuco e outros estados é grande.
    Contudo, a cada etapa concluída vem a vontade de começar outra. E podem ter certeza que
    Outras virão!
    Obrigado Ielo pelo incentivo!! Valeu mesmo!
    Agora meu amigo…. Vamos correr atrás para “Encher mais álbuns”! Rsrs

    Forte abraço!

  4. Rodrigo Santana

    Caros amigos, há anos venho admirando o trabalho desse incansável, predestinado, batalhador e determinado pesquisador. Sergio, como sempre me faltam palavras para descrever seu trabalho. A cada série é uma viagem no tempo, uma Odisseia. Seu trabalho deixa nosso blog dinâmico e bonito. Muito obrigado por nos proporcionar essas emoções. Espero que surjam mais Sergios e que em cada estado do Brasil haja alguém com a mesma vontade e oportunidade. Sei que seu trabalho não é sorte, mas sim fruto de muito trabalho e dedicação. Parabéns!

  5. Roberto Saraiva

    Sergio, não tenho palavras para expressar o quão importante foi este seu trabalho de resgate da história do futebol pernambucano. Tenha certeza que gerações irão se beneficiar deste resgate.

    Poderíamos começar agora uma busca pela segunda divisão. Alguém tem uma lista da segunda e terceira divisões de Pernambuco confiável? Nosso amigo Ielo deve ter… Seria um bom ponto de partida.

  6. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    O Sergio Mello, através de nosso blog, proporcionou a todos os pesquisadores e historiadores, todos os 66 participantes do Campeonato Estadual Pernambucano “principal”, desde seu inicio em 1915 até 2015, em 101 campeonatos, seu histórico, fundação, participações, escudo, cores, uniformes, campos e estádios, acunhas, etc, sempre que possivel demostrando as fontes de pesquisa.

    Trabalho inédito até então, que requereu meses de trabalho de pesquisa, redesenhos, fotos e textos, deixando legado a todos os brasileiros, em especial aos pernambucanos, que poderam completar seus arquivos e livros da história do futebol pernambucano desde seus primordios aos dias de hoje.

    Quero parabenizar pelo brilhantismo alcançado, e a humildade e sabedoria de disponibilizar a todos,

    Parabéns, Sergio Mello

    Abraços a todos,

    Antonio Mario Ielo
    membro do blog História do Futebol

    Em tempo:
    – Aqui no interior paulista “falamos” quando chegamos a este ponto que o “Album tá Cheio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *