O Paulista Football Club foi uma agremiação da cidade de Olinda (PE). O Aurianil foi Fundado no dia 08 de Março de 1915, por funcionários da CTP (Companhia de Tecidos Paulista), liderados pelos Coroneis Frederico Lundgren e Arthur Lundgren. Além de proprietário da fábrica, Frederico Lundgren era também presidente do clube. As cores do clube (amarelo e azul) foi uma homenagem a Suécia, terra da família de Lundgren.
A sua Sede ficava localizada na Vila do Paulista, s/n, no Bairro do Paulista, em Olinda. Já o seu Estádio (Campo da CTP) era murado e com capacidade para 1.500 pessoas. No mesmo ano da sua fundação, o Paulista disputou o Campeonato da Segunda Divisão, organizado pela Liga Sportiva Pernambucana (LSP).
Time-base de 1915: A. Guimarães; Fred Yats (D. Anderson) e Lhi Wakefield; J. Narciso (E. Barton), Holding (J. Leeck) e D. Maia (R. Leech); A. Narciso, Thon, W. Concill (J. Holding), S. Dennerley e O. Guimarães.
Em 1916 e 1917, o Paulista fez as suas duas únicas participações no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão. Na sua estreia, a equipe Aurianil fez uma campanha modesta, terminando na 7ª colocação (foram seis jogos, com duas vitórias e quatro derrotas; marcando nove e sofrendo 17, saldo negativo de oito). As suas duas vitórias foi em cima da Casa Forte FC por 7 a 0 (07 de maio de 1916) e 2 a 1 (07 de setembro de 1916).
Time-base de 1916: Leeck; Pereira (Arthur) e Romeu (Chalmers); Fernando, Barton (F. Yates) e Hermogenes; Oswaldo (M. Vianna), Pires (Burton), Gregory, Baretto e J. Leech (Nelsino).
Na segunda e última participação, o Paulista foi goleado pelo Sport Recife por 4 a 1 (08 de abril de 1917) e depois caiu diante do Náutico por 3 a 2 (10 de junho de 1917). No seu terceiro jogo diante do Casa Forte FC, não compareceu e perdeu por W.O. A partir daí o clube desistiu da competição para nunca mais retornar.
Time-base de 1917: Paulo; Oswaldo e Chalmcrs; Anagan, Novaes e Barton; Baptista, Pedro, Ziezing, Barreto e Waldemar.
PS: Importante entender que Paulista era um mero bairro da cidade de Olinda até 1935, quando se emancipou e virou um Município. Paulista fica a 17 km da capital pernambucana, e, atualmente, possui uma população de 319.769 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2014.
FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Meu amigo Ielo,
Cada descoberta acaba gerando outra! Assim fui juntando as peças desta agremiação!
Apesar de nenhum jornal ter colocado nenhuma alcunha, eu, particularmente, batizei o
Paulista como o “Sueco Recifense”. Poderia ter ido mais longe!
Um grande abraço!
Amigos,
Para todos acompanharem os ultimos escudos a serem recuperados e divulgados pelo pesquisador Sergio Mello, uma “Odisséia” que chega a seu ápice.
Tenho certeza que a história está sendo recuperada e disponibilizada a todos os historiadores do Pernambuco como de todos os brasileiros de uma forma geral.
Após está publicação do Paulista Football Club, descrevendo ser da origem do bairro Paulista de Olinda, hoje o importante municipio da região metropolitana de Recife, e ao conectarmos com os dias hoje observamos a semelhança com o Paulistano Futebol Clube de Paulista, na denominação, cores, uniforme e escudo. Clube que formou em sua “escolinha de futebol” o campeão mundial Rivaldo.
Abs.