Saindo das flâmulas e entrando nas camisas, no Mercado Livre, uma do Universal Futebol Clube. O clube, ligado à Igreja Universal, surgiu através da compra do Internacional Futebol Clube (fundado em 1º de março de 1993). Fundado no dia 22 de Agosto de 2000, a sua Sede e campo ficava em Curicica, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
Em 2000, o Universal integrou o Campeonato Carioca da Série B, no lugar do próprio Internacional. Em sua única participação no profissionalismo, o Universal se classificou na primeira fase em seu grupo em 2º lugar, atrás somente do CFZ do Rio Sociedade Esportiva e o terceiro, Bonsucesso Futebol Clube.
Na segunda fase a equipe foi eliminada ao ficar em último lugar no seu grupo, cujos classificados foram Centro Esportivo Arraial do Cabo, Associação Atlética Portuguesa e Goytacaz Futebol Clube. Esporte Clube Barreira, Itaperuna Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube foram eliminados do certame que promoveu apenas a Portuguesa à elite do futebol carioca.
Suas cores eram azul e branco, as mesmas da IURD. A partir de então, foi feita uma intensa campanha de marketing para associar os fiéis à torcida do clube, inclusive com jogos do clube sendo transmitidos pela Rede Record, de propriedade de Edir Macedo, que também é o fundador da Igreja.
Posteriormente, o projeto foi deixado de lado e atualmente o Universal não participa dos certames de âmbito profissional. Em outubro de 2010, houve rumores de uma possível volta, em 2011, visando a disputa do Campeonato Estadual da 3ª Divisão, mas a informação foi logo desmentida.