Casa Forte Football Club – Recife (PE): Fundado em 1914

O Casa Forte Football Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). A equipe alvianil foi Fundado no dia 19 de Janeiro de 1914, por esportistas e estudantes do bairro de Casa Forte. A sua Sede ficava localizada na Estrada das Ubaias, 07, no Bairro de Casa Forte, no Recife. O Casa Forte mandava os seus jogos no Campo da Campina de Santana.

No ano seguinte a sua fundação, o Casa Forte FC, se aliviou ao Torre Sport Club e a Colligação Sportiva Recifense para criar a Liga de Foot-Ball Suburbana ou Liga Suburbana, no dia 2 de março de 1915. A Competição foi paralisada em 1922 e só voltando a ser realizada em 1928, mas em 1929 deixou de funcionar definitivamente.

No Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, o Casa Forte participou de duas edições: 1916 e 1917. Na primeira participação, acabou sendo um fiasco perdendo todos os seis jogos, marcando apenas cinco gols (menos de um gol por jogo) e sofrendo 35 (quase seis por partida).

Contudo, em 1917, a mudança foi grande, terminando na 2ª posição do seu grupo (só atrás do Sport Recife, que decidiu o título com o vencedor da outra chave, o Santa Cruz. No final, o Sport levou a melhor e venceu por 3 a 1, se sagrando campeão).

Ao todo, foram cinco jogos, com duas vitórias, dois empates e uma derrota; marcando cinco gols e sofrendo 10. A primeira vitória e única do Casa Forte (o triunfo diante do Paulista foi por W.O.) foi diante do Náutico por 3 a 1, no dia 29 de abril de 1917. Em 1918, a equipe alvianil retornou para disputar a 2ª Divisão, organizada pela Liga Suburbana de Desportes Terrestres (LSDT).

Time-base de 1915-16: R.Silva; J. Luiz e A. Reis; C. Correia, Barros e Foster; Lopes, R.Monteiro, Alano, J. Barretto e C. Foster.  

 FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Casa Forte Football Club – Recife (PE): Fundado em 1914

  1. ARLON BRENO FIGUEIREDO NUNES DA SILVEIRA

    Sérgio,
    Primeiro parabéns pelo trabalho. Vc sabe me informar se existe ainda alguma atividade do Casa Forte Football Club ???

  2. Ralph Wilke

    Olá, meu nome é Ralph, sou alemão, moro em casa forte há 5 anos, tenho um filho de quatro anos chamado Theo, estou procurando um clube de futebol para ele! Você tem algo assim? Você oferece algo assim para essa faixa etária? teoricamente ele é uma mistura de Neymar (técnica) e Schweinsteiger (poder de luta)..🤣 Saudações Ralph

  3. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Agora faltam poucos para fecharmos Pernambuco!
    O erro nas participações foi porque na lista de participações constavam 1916, 1917 e 1918.
    Mas depois, pesquisando os jornais, vi que o time esteve presente em duas (1916-17). Em
    1918, estava disputando a Segunda Divisão! rs

    Um grande abraço!

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Excelente trabalho, apresentando mais um escudo inédito, rarissimo no longinguo 1916 e 1917.

    Abs.

    Em tempo: Acho que houve um erro de digitação no numero de participação na 1a divisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *