Varzeano Football Club – Recife (PE): Fundado em 1917

O Varzeano Football Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O Tricolor Suburbano foi Fundado no dia 13 de Maio de 1917, por membros de famílias tradicionais do bairro da Várzea, inclusive alguns membros eram de origem italiana, que lá residiam.  Por isso, que as cores eram uma homenagem  à bandeira da Itália.

Quando o seu estádio do Ambolê com capacidade para cerca de 2 mil pessoas, foi inaugurado, foi o 1º no estado com iluminação para jogos noturnos, o Diário de Pernambuco assim descreveu como era o Estádio:

frente de alvenaria, servida por dois largos portões de ferro. Sobre um deles há uma artística placa com o título do clube. As demais faces de zinco pintados. Dentro, no campo, vem-se a enfermaria, vestuário, banheiros e huffet, dependências essas que serão completas com a construção de arquibancadas cujos projetos estão em estudos na Prefeitura de Recife“.

A sua Sede provisória ficava na Rua Francisco de Paula, 403, no Bairro da Várzea, no Recife. Uma década após a sua fundação o clube foi reorganizado no final de 1927. Posteriormente, se mudou para a sua Sede própria localizada na Avenida  Afonso Olindense, 1.325, no Bairro da Várzea, no Recife.

Participou do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão em quatro oportunidades: 1919, 1920, 1921 e 1931.

Time-base de 1930: Sylvio Dubeux; Clericuzzi e Florêncio; Waldomiro, A. Costa e Guimarães; Arnaldo, Messias, Laércio, Paulino e Trajano.

FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Varzeano Football Club – Recife (PE): Fundado em 1917

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!!

    Há sim essa ferramenta!

    Vou colocá-la logo abaixo do Encruzilhada! rs

    Abração!

  2. Antonio Mario Ielo

    Grandeeee!!!! Sergio,

    O escudo inédito do outro clube do bairro da Varzea, o Varzeano Sport Club.

    O clube que participou do campeonato de 1933 foi o Varzeano Sport Club, agora publicado com as cores originalissimas, amarelo e violeta. Como dizem aqui nos campos do interiorrr:

    – “Oooooh Vaaarzea!!!!”

    – “Oooooh Fazendão!!!!”

    Não consta em meus cadastros a participação do Varzeano Foot Ball Club em 1931.
    Em 1932 no campeonato suburbano, os dois Varzeanos disputaram na “Zona Centro”.

    Parabéns por postar mais um escudo inédito.

    Amigos, existe algum comando no blog que coloque novamente o artigo como primeiro da lista, ao inserir um novo dado como foi o caso agora do Varzeano Sport Club?

    Abs.

  3. Sergio Mello Autor do post

    O escudo do Varzeano Sport Club também foi encontrado e agregado a postagem!

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *