A União Sportiva Portuguesa foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM). O clube foi Fundado oficialmente no dia 18 de Agosto de 1915, graças a fusão entre duas equipes de origem lusa: Vasco da Gama e o Onze Português.
A fundação da União ocorreu em uma residência da Rua da Instalação, no Centro de Manaus, que pertencia a Alfredo Carvalho, seu primeiro presidente. O clube adotou um uniforme alvinegro, idêntico ao do Botafogo do Rio. Já em 1916 participava do Campeonato Amazonense da 1ª Divisão.
Durante seus primeiros anos de vida, a União revelou bons jogadores como Alhadas, Moraes, Tico-tico, Jacó Benoliel, Vidinho e Liberal. Mas somente anos depois é que a equipe Unionista conquistava os dois títulos mais importantes da sua história: campeão amazonense de 1934 e 1935.
Durante a conquistado bicampeonato, a União contou com excelentes atletas como Charuto, Dico, Rabito, Pedro Barbosa, Jofre Costa, Sarkis, José Paixão, Jokeide e outros.
No ano de suas duas conquistas a sede da União localizava-se na Rua Marcílio Dias. A última vez que participou da disputa do campeonato amazonense foi em 1951. Depois, o clube extinguia seu time de futebol.
A União teve como principal rival o time do Luso, na qual ambos protagonizaram o clássico português de Manaus. Sua última sede localizou-se na Avenida Joaquim Nabuco, quando o clube foi extinto para sempre.
FONTES E FOTO: Francisco Carlos Bittencourt – Gaspar Vieira
Júnior, o que se extinguiu 1m 1951, foi o futebol profissional.
O clube existiu por mais tempo. Possivelmente, tenha participado de competições amadoras.
Abs.
Menciono que há achados da União Esportiva Portuguesa disputando o Campeonato Amador (uma continuação da antiga segunda divisão) até mesmo na década de 80.